Os gestores de Recursos Humanos (RH) de empresas de praticamente todos os setores não ligados à tecnologia têm direcionado todos os seus esforços para enxugar quadros de funcionários.
Em anos de crise, em que o importante é sobreviver, os planos estratégicos de desenvolvimento de recursos humanos ficam em segundo plano, e o foco é unir áreas, eliminar funções e níveis hierárquicos, além de cortar benefícios.
Por outro lado, nas empresas de tecnologia e do mundo digital, o crescimento tem sido tão explosivo que outros tipos de desafios surgiram, complicando a vida dos profissionais de RH.
O primeiro objetivo é se adaptar à gestão dessa nova geração de empreendedores, que chegam ao mercado com uma cultura corporativa diferente ou até mesmo a ausência dela, lembrando que o rápido crescimento também gera consequências.
Nessas empresas do mundo digital com crescimento acelerado, os processos seletivos se adaptaram para atender a escassez de profissionais aptos para suprir as demandas das áreas, que também sofrem com alto turnover.
Com a necessidade de novas contratações e mudanças constantes de equipe, é difícil para o RH implantar processos, métodos e métricas, que garantam a qualidade desejada. As companhias que estão vivendo esse boom dificilmente conseguem construir e manter uma identidade, DNA e cultura interna.
Também temos visto um processo de perda de rentabilidade e share de mercado nas empresas convencionais. E isso tem gerado uma grande substituição de executivos no C-level das companhias, inclusive na área de RH. Na busca frenética de novas direções e caminhos, 2019 já ficou registrado, por exemplo, como o ano com o maior número de turnover de CEOs nos Estados Unidos em todos os tempos. E com certeza esses fenômenos se repetem no Brasil.
Acionistas do mundo inteiro estão procurando insistentemente por fórmulas que os ajudem a lidar com esses problemas.
Principalmente para que suas companhias não sejam tragadas pelas novas empresas digitais que estão “desruptando” o mercado a todo momento. Para resolver todos esses contratempos, as organizações têm contado cada vez mais com expertise e serviços de firmas especializadas em consultoria de capital humano.
O objetivo é promover um alinhamento da estratégia da companhia com o time de executivos usando ferramentas de assessment e coaching. E, se for necessário, buscando novos executivos no mercado.