Cerveja e Cultura

O Cerveja é Cultura é escrito pela jornalista Renata Abritta

Novidade

Cervejaria São Sebastião lança primeira cerveja com lúpulo colhido na Grande BH

Publicado em: Qua, 08/12/21 - 20h28

A Cervejaria São Sebastião lança nesta quinta-feira (9/12) a primeira cerveja produzida com lúpulos colhidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Trata-se da "71 km", uma American Pale Ale (Apa) elaborada com lúpulos do tipo Comet. O nome remete à distância entre a fazenda da Mundo Hop, em Mateus Leme, onde foi feito o plantio, e a fábrica da cervejaria, em Nova Lima, também na RMBH.

O lançamento acontece no bar Odeon, no Mercado Novo, no centro de BH, que deve comercializar o pequeno lote, de 1500 litros, com exclusividade. 

A Mundo Hop investe em tecnologia para a produção do lúpulo de qualidade há 4 anos, e atualmente aguarda a chegada de equipamentos vindos da Alemanha e da Polônia para melhorar o processamento e armazenamento da colheita. A previsão da empresa é chegar a 2 toneladas da planta no ano que vem.

Lúpulo

O lúpulo é uma espécie de trepadeira cujos indivíduos podem chegar a 8 metros de altura. É o principal responsável pelo amargor e pelo aroma das cervejas, e seu frescor é essencial para estilos mais aromáticos, como as Ipas. 

Atualmente mais de 99% do volume utilizado no Brasil é importado. Os principais produtores mundiais são Estados Unidos, Alemanha e Polônia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.