Cerveja e Cultura

O Cerveja é Cultura é escrito pela jornalista Renata Abritta

Oportunidade

FICC oferece palestras sobre cerveja de graça nesta sexta-feira

Publicado em: Qui, 08/08/19 - 17h06

Pensando na importância de fomentar a troca de informações e experiências cervejeiras entre profissionais e entusiastas do meio da cerveja em Belo Horizonte, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) apresenta nesta sexta-feira uma série de palestras de graça sobre o universo cervejeiro. 

O congresso, que este ano tem o Brasil como tema, será realizado no Espaço GoFree (Av. do Contorno, 3800 - 17º andar, Santa Efigênia), das 15h às 20h, nesta sexta-feira (09/08), e é voltado para um público amplo, desde iniciantes até profissionais.

A primeira palestra é sobre cerveja caseira, ministrada pelo homebrewer Cláudio Botelho, semifinalista do programa Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Ele foi o criador do primeiro beer truck da cidade e o primeiro bloco de carnaval de Belo Horizonte, o Me Bebe que Sou Cervejeiro.

Na sequência, Marcelo Maciel (Cervejaria Astúcia) e Gustavo Alves (Köbes Bar) apresentam as oportunidades do mercado cervejeiro, ilustrando o atual momento do setor, incluindo legislação e tributação.

O congresso também tem a participação de Marco Falcone, o “xamã” da cerveja, reconhecido mundialmente por seu vasto conhecimento e contribuição com o meio cervejeiro. Um dos pioneiros da cerveja artesanal em Minas Gerais e uma das referências na área, o ele falará sobre a Consolidação da Cerveja Artesanal em Minas histórica e atualmente. 

Intercâmbio

O FICC também mantém seu intercâmbio de cultura cervejeira internacional com a participação do peruano Miguel Gastelumendi (fundador da Cervejaria Limamanta - Lima e coordenador da Festa Peruana de Rua de BH) e do austríaco Herwig Gangl (sócio da Krug Bier).

Painel Sensorial

E já que a troca de informações e opiniões entre técnicos e amantes da cerveja artesanal é de fundamental importância para o desenvolvimento dos produtos e para a aproximação entre os amantes da área, o FICC vai oferecer aos produtores caseiros um momento de análise sensorial de suas criações, onde grandes referências da área vão provar e analisar as amostras e oferecer o feedback no mesmo dia, de forma a contribuir com as receitas. 

Serão analisadas as primeiras 15 amostras inscritas. Cada participante poderá inscrever 1 amostra de estilo livre. As inscrições são gratuitas e os participantes ganham um passaporte para o festival, válido para os dois dias. O horário limite para entrega das amostras no local: até 14h. O relatório de análise das amostras é publicado no mesmo dia.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.eventosgofree.com/congresso-e-painel-sensorial-ficc-6-edicao_1703

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.