Iniciação

Apenas um a cada cinco jovens aprende a jogar futebol nas ruas, aponta pesquisa

Estudo elaborado pelo gestor em futebol, Euler Victor, traça um perfil das crianças e adolescentes que jogam futebol no Brasil; foram ouvidos 350 jovens de 20 Estados

Por Thiago Nogueira
Publicado em 12 de janeiro de 2021 | 08:00
 
 
Na rua onde Bernard cresceu, o futebol é vivo entre as crianças Mariela Guimarães

Um estudo sobre iniciação e categorias de base no Brasil, elaborado pelo executivo e especialista em futebol Euler Victor, mostra que apenas 19,27% dos jovens praticam o esporte na rua. A pesquisa ouviu 350 crianças e adolescentes de 20 Estados que têm proximidade com o futebol. O levantamento indica também que a falta de lugares apropriados é a principal justificativa para que quase metade (46,9%) dos jovens não pratiquem futebol.

O estudo mostra ainda que as escolinhas acabam sendo o principal meio de iniciação (38,53%), seguido pelas escolas (26,15%). "Os grandes craques do futebol brasileiro saíram das periferias, mas infelizmente o número de praticantes de futebol nesses lugares é cada vez menor. Apenas 20% dos meninos desses bairros mais humildes praticam futebol mais de uma vez por semana", ressalta Euler Victor.

A pesquisa fez uma série de perguntas aos jovens, da preferência por clubes brasileiros ou estrangeiros ao impacto da tecnologia. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.