Temporada 2020

Malha aérea ineficiente tira chance de final da Libertadores no Mineirão

Aeroporto de Confins não tem voos diretos para capitais sul-americanas, com exceção de Buenos Aires; favorito, Maracanã deve ser anunciado nesta quinta

Por Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2019 | 16:31
 
 
O novo Mineirão foi sede das Copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e América (2019 Gil Leonard / Imprensa MG

O Mineirão tinha tudo para ser anunciado, nesta quinta-feira (17), pela Conmebol, como sede da final única da Libertadores de 2020. Mas uma questão que vai além das atribuições do estádio tira a chance do Gigante da Pampulha de receber a grande decisão: a falta de voos diretos das principais capitais sul-americanas para Belo Horizonte.

Apenas passageiros vindos de Buenos Aires, na Argentina, desembarcam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, sem a necessidade de escala em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Por causa da demanda que a finalíssima requer com o possível deslocamento de estrangeiros ao Brasil, BH se tornou inviável neste momento, segundo informações de bastidores.

O Mineirão formalizou candidatura em agosto deste ano. Requisitos de segurança, capacidade de público e operação eram considerados ideais pela entidade sul-americana. Além disso, o Mineirão tinha um diferencial: a esplanada, espaço ideal para que a Conmebol realizasse shows e desenvolvesse ações antes da partida.

Sede das Copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e América (2019), o novo Mineirão também recebeu o duelo entre Brasil e Argentina, em 2016, pelas Eliminatórias da Copa 2018, além da decisão da Libertadores entre Atlético e Olimpia (2013) e de finais nacionais de Copa do Brasil.

Reportagem de Gabriel Pazini, para o Super FC, em 12 de setembro, adiantou que questões de logísticas poderiam atrapalhar a intenção mineira de receber a final única de 2020, mesmo com o empenho político do prefeito Alexandre Kalil. Os estádios Mario Kempes, em Córdoba (ARG), Nacional, em Lima (PER), além das arenas do Grêmio, Maracanã, Beira-Rio, Morumbi e do Corinthians se candidataram a receber o evento.

O Maracanã é o grande favorito e deve ser confirmado nesta quinta-feira. O governador do Rio, Wilson Witzel, vai a Luque, sede da Conmebol, no Paraguai, para o anúncio, segundo informações do jornal O Globo. O Chuteiras e Gravatas também apurou que o governador Romeu Zema também foi convidado para o evento e aguarda uma resposta da assessoria para confirmar se o governante irá ou não ao evento.