Campeonato Mineiro

Varginha Esporte Clube reativa futebol e vai disputar Segundona sob nova gestão

VEC será gerido por uma empresa pelos próximos 15 anos. Equipe do sul de Minas, que estava fora de atividade desde 2010, vai treinar no Instituto Bola Preta, em Elói Mendes

Por Thiago Nogueira
Publicado em 12 de abril de 2021 | 15:53
 
 
A estrutura do Instituto Bola Preta, em Elói Mendes, será usado como centro de treinamento do VEC VEC/Divulgação

O Varginha Esporte Clube (VEC) está de volta. Onze anos depois, a equipe do Sul de Minas se recoloca no cenário do futebol mineiro, desta vez, capitaneado por uma empresa de gestão esportiva. A estrutura já está montada e, neste mês, já começam a fase de avaliação técnica para a formação da equipe. O objetivo é disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, previsto para o segundo semestre de 2021.

A empresa fez um contrato de 15 anos para gerir o VEC. Não se trata, no entanto, de um clube-empresa. A natureza jurídica do Varginha continua sendo a de uma associação. "A iniciativa de reestruturar o VEC é uma ação conjunta entre eu e meu sócio, Thiago Vergueiro. Somos empresários de atletas, com cadastro na CBF e, depois de algum tempo de atuação na área, percebemos que a maioria dos clubes não possue a estrutura necessária para o desenvolvimento de jovens atletas, com foco primordial para as categorias de base", ressalta Matheus Bonjorni, sócio-proprietário da empresa.

Para marcar a nova fase, o VEC ganhou um novo escudo e já conta com uma boa estrutura de centro de treinamento. O CT Urubola, do Instituto Bola Preta, da cidade vizinha de Elói Mendes, será um dos parceiros do clube. O espaço será usado de forma conjunta, já que o próprio instituto já possui um núcleo de captação.

Os novos gestores começaram a trabalhar o projeto há cerca de um ano. O plano de negócios foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo, através da empresa júnior FEA, de Ribeirão Preto. Outra parceira é a Associação Esportiva de Contagem, que disponibiliza a mão de obra e profissionais qualificados. A equipe mandará jogos no estádio municipal Dilzon Melo, o mesmo que é utilizado pelo Boa Esporte.

Fundado em 1985 sob o nome de Sport Clube Aristocrata Negreiros, a agremiação foi reativada em 2001 já como Varginha Esporte Clube. Na década de 2000, o clube participou de competições profissionais e de juniores. Em 2006, o time chegou a disputar o Módulo II do Mineiro. Seu último ano de atividade profissional foi 2010.

Em 2021, o VEC prepara um time jovem, com atletas de até 20 anos, para a disputa da Segundona Mineira. O principal objetivo, no entanto, é ser um clube formador, com a reativação de categorias de base para jovens entre 14 e 17 anos.

O clube está com uma avaliação técnica aberta para garotos entre 11 e 23 anos. Para mais informações e inscrições, clique aqui.