A inglesa Triumph Tiger 900 2020 é uma supertrail completamente nova no visual, muito atraente com o duplo farol esportivo, na ciclística, evoluída, e no motor aumentado, que tem mais torque – a cilindrada continua a mesma.

A nova trail chegou, na Europa, em seis versões: Tiger 900 básica; Tiger GT, 900 GT Low e GT Pro, mais equipada e mais estradeira com rodas de liga leve; Tiger Rally e Rally Pro, opções mais “treieira” com rodas raiadas.

A nova Tiger 900 tem preparo para utilização mais radical na terra e, cada versão recebe seus acessórios e sistemas eletrônicos incrementados ao estilo de uso: mais asfalto ou mais aventureira. Além da eletrônica mais avançada o modelo também ganhou um chassi renovado com nova balança e, assim, a ciclística foi aprimorada resultando numa melhor experiência na pilotagem. O conjunto ficou cinco quilos mais leve.

A suspensão de primeira linha é da Marzoch com regulagens maior ou menor dependendo da versão. Os freios são da grife Brembo, sendo de discos duplos na frente, com ABS de atuação nas curvas.

Dessa forma, o novo modelo se habilita com muita agilidade para o uso urbano, o estradeiro e até para rali, com os equipamentos atuais, que são destaques do modelo de 192 kg a seco na versão básica. Um grande avanço em relação ao modelo 800. O novo banco, com regulagem de altura em 20 mm, está um pouco mais fino para uso em off road e a posição de pilotagem melhorou com o guidom recuado em 10 mm.

Ficha técnica

Motor: Tricilíndrico, 888 cc, DOHC, 12 válvulas e refrigeração líquida.
Potência máxima: 95,2 cv.
Torque (força): 8,87 kgfm.
Câmbio: Seis marchas.
Tanque: 20 L.
Freios ABS: (T) disco (D) 2 discos.
Peso seco: 192 kg.
Preço na Europa: cerca de R$ 58 mil.

MOTONOTÍCIAS

* O Carnaval é período de festa, mas no segmento de motos não há eventos. Houve, em BH, um bloco carnavalesco com motos, o “Motoqueiro é Mãe!” e só.

* Mercado. O setor de motos comemora as mais de 100 mil motos fabricadas em janeiro. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos (Abraciclo), informou que o número corresponde a uma alta de 19,5% em comparação com janeiro de 2019 (83.920 unidades) e de 45,2% ante as 69.062 motos fabricadas em dezembro passado. A expectativa de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, é de crescimento de 6,1% do setor para este ano.