Rainha em cima das rodas

Conheça 10 curiosidades de Leticia Bufoni, estrela do skate brasileiro

Atleta paulista enfrenta isolamento na sua casa no litoral brasileiro e divide momentos de bastidores com seguidores mundo afora

Por Daniel Ottoni
Publicado em 15 de abril de 2020 | 07:57
 
 
Letícia, por pouco, não deixou o skate para seguir no caminho do futebol Ashley Barker / Red Bull Content Pool

O Brasil tem tudo para contar com a skatista Leticia Bufoni como uma de suas grandes esperanças para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Medalhista do X-Games, o principal evento de esportes radicais do mundo, em 11 oportunidades, ela olha pra trás e vê que tudo valeu a pena. Desde a época em que superou a desconfiança da família, de ver uma menina em cima das rodinhas, até a decisão de deixar o futebol, uma de suas paixões, para investir tempo e dinheiro no skate. 

É certo que todo o esforço valeu a pena e ela ainda quer mais. Conheça um pouco mais da skatista que costuma fazer a diferença quando tem poucos segundos para mostrar todo seu talento e deixar as adversárias pra trás. 

1. Sem deixar o carrinho de lado - Durante a quarentena, Letícia precisou adaptar a sua rotina de treinos. Na casa que tem no litoral paulista, ela tem uma rotina cheia, que passa diretamente por vários rolês de skate na minirampa do quintal. Muita coisa está registrada em seu perfil no Instagram. 

2. Fã de carteirinha -  Ronda Rousey, ex-campeã do UFC, é a maior personalidade que Letícia já conheceu pessoalmente. Fora do skate, Marta, craque do futebol, é uma atleta tem toda sua admiração.

3. Carro mutante -  Letícia é apaixonada por carros e leva seu estilo de vida para o volante. Seu Audi R8, conversível, costuma servir de obstáculo para algumas manobras. O veículo ganha cores a cada momento. Ele  já foi roxo e, atualmente, é preto.  

4. Personagem de série -  Letícia também mostra seu talento e sua rotina em produções audiovisuais. O Canal OFF exibe o programa 'Letícia Let’s Go'. Ela também já foi personagem da série Until 18, exibida pela Red Bull TV, que mostra o momento de escolha entre a carreira como skatista ou como jogadora de futebol.  

5. Bola ou rodinha? Letícia quase deixou o skate para investir na carreira de jogadora de futebol. Durante a adolescência, nos EUA, ela treinava muito as duas atividades. Mas chegou um momento em que precisou escolher apenas um caminho.  “Foi o momento que eu fiquei mais confusa na minha vida. Eu queria muito jogar futebol profissional, mas eu também queria conseguir viver do skate. Então, eu larguei o futebol e já nas primeiras semanas vi que fiz a escolha certa. Consegui uma vitória num evento super grande e foi meu destaque”, conta.  

6. Por cima de tudo e de todos - Com nove anos de idade, Letícia começou a andar de skate, tendo pela frente preconceitos de muita gente e até do seu pai, que resistiu à ideia. Ele chegou a serrar uma prancha para que ela não continuasse no esporte. Anos depois, percebeu seu talento e incentivou a filha, principalmente na decisão de morar nos Estados Unidos. 

7. Saudade de casa - Mesmo morando na Califórnia, Letícia não abre mão do arroz com feijão, típico prato brasileiro. Mas isso não quer dizer que todo prato brazuca, tem seu gosto. Nem pense em convidá-la para um churrasco. Carne não é com ela. 

8. Momentos de folga - Quando não está treinando, Letícia passa parte do seu descanso em frente à TV. Ela é fã da série Prison Break. Entre os filmes, Nasce uma Estrela, protagonizado por Bradley Cooper e Lady Gaga, é um dos seus prefeidos. 

9. Parça - Letícia torce pro Corinthians, mas tem um apreço grande por um ídolo de um time rival. Ela é fã de Neymar, um dos grandes amigos que fez no meio do futebol. 

10. Apaixonada por animais de estimação, Letícia criou um perfil no Instagram para postar fotos de Gigi e Kiki, suas cachorrinhas.