O primeiro ensaio de futebol realizado na capital mineira aconteceu no parque Municipal, "em uma de suas alamedas, à direita do portão da avenida Afonso Pena". O evento, que reuniu atletas e curiosos, aconteceu no dia 3 de maio de 1904 e foi promovido pelo acadêmico de direito Victor Serpa, responsável pela introdução do esporte na cidade. Dois meses depois foi fundado, pelos senhores Oscar Americano José Gonçalves e Avelino Souza, o primeiro clube de "foot-ball" de Belo Horizonte, o Sport Club Foot-Ball.

No final daquele ano já se realizava o primeiro campeonato aberto aos clubes filiados à Liga de Foot-Ball. O Sport Clube entrou com dois times, o Vespúcio e o Colombo, segundo registrou Octávio Penna em seu livro "Notas Cronológicas de Belo Horizonte - 1711 a 1930". A mesma disputa contou ainda com o Plínio Futebol Clube, o Mineiro Futebol Clube e o Estrada and Atletic Association.

Em setembro de 1905, pela primeira vez, um time de Belo Horizonte participou de um torneio intermunicipal e jogou fora da cidade. O time belo-horizontino Viserpa Club foi para Barbacena enfrentar o Clube Hugo Braga Futebol Clube. Passados 25 anos do início do futebol em Belo Horizonte, em setembro de 1929, aconteceu na capital o primeiro jogo internacional. Na disputa, o Atlético Mineiro venceu por 3 a 1 o Club Vitória, de Setúbal, Portugal.