A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma série de dificuldades, mas também gerou uma onda de solidariedade. Diante da redução da atividade econômica devido às medidas de isolamento social, muitas empresas têm se mobilizado para combater a crise da melhor forma que podem.

Uma das ações de maior impacto nesse sentido é a doação. Segundo o Monitor de Doações, iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), criada para monitorar a arrecadação, em apenas um mês foram doados quase R$ 2,7 bilhões por empresas brasileiras, e esse número está em constante crescimento. De acordo com a ABCR, 70% desse montante foi destinado à saúde, setor que atua na linha de frente do combate à pandemia.

Uma das grandes preocupações das autoridades com o avanço da pandemia era a sobrecarga do sistema de saúde. Dados das secretarias de Saúde apontavam para elevados índices de ocupação de leitos. Além disso, vários profissionais relataram falta de materiais de trabalho e equipamentos de proteção.

Algumas iniciativas que se destacaram nesse sentido foram: a do banco BV, que investiu cerca de R$ 30 milhões na compra de insumos hospitalares para doação; a da siderúrgica ArcelorMittal, que, com investimento de R$ 18 milhões, adquiriu testes e equipamentos de proteção para profissionais da linha de frente; e a da seguradora Zurich, que doou R$ 5 milhões ao Hospital da USP para aquisição de leitos de UTI e enfermarias.

A Amcham Brasil também foi uma das empresas que lançaram iniciativas de cunho social. Por meio da plataforma Soma, criada com o objetivo de arrecadar recursos para doação, foi reunido um montante de aproximadamente R$ 661 milhões em 30 dias.

Além de promover a criação de um sistema de controle e oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para unir compradores e vendedores de itens essenciais de combate à Covid-19, como máscaras, aventais, luvas e óculos de proteção.

Com o avanço da transmissão, aumenta-se a necessidade de medidas de isolamento, que impactam diretamente a atividade econômica. Por isso, além dos investimentos na área da saúde,  é necessário dar atenção aos outros setores que são afetados por extensão.

A família Menin, responsável por empresas como a construtora MRV, Banco Inter e LOG CP, fez uma doação de R$ 2,5 milhões em cestas básicas para comunidades carentes e distribuiu vouchers para compras, com o objetivo de aumentar o poder de compra das famílias e incentivar o consumo. Fenômeno fundamental para a retomada econômica.

A atuação de várias organizações diante da pandemia reforça a importância da iniciativa privada em momentos de crise. Além de ser uma estratégia de preservação da economia no longo prazo, a solidariedade que resulta em geração de renda e melhoria na condição dos hospitais tem potencial para salvar vidas.