A força motriz da sociedade são as pessoas e suas interações, e esse importante papel se estende às pessoas jurídicas. Além da geração de milhares de empregos, a presença das empresas na sociedade traz benefícios para empreendedores e consumidores. Por meio da oferta de produtos e serviços, inseridos nos mais diversos segmentos, elas movimentam a economia tanto ao possibilitar o desenvolvimento dos negócios quanto ao oferecer soluções para os problemas das pessoas.
Todos os negócios exercem alguma importância em seus segmentos de atuação, mas os pequenos empreendimentos têm um papel de destaque no desenvolvimento da economia. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 54% dos empregos formais do Brasil são de pequenas companhias, sendo 41% voltadas para o comércio. Os pequenos negócios terminaram o ano de 2019 com um saldo de 731 mil postos de trabalho, número 22% acima do registrado em 2018.
Os pequenos negócios, em sua maioria, atendem demandas locais. Isso significa que, ao adquirir um produto ou contratar um serviço próximo à sua casa ou ao seu local de trabalho, o consumidor está contribuindo para o desenvolvimento econômico daquela região. E não só isso: o crescimento dos empreendimentos locais provoca uma transformação do espaço, pois promove interações comerciais que acabam se tornando relações sociais.
As vantagens de valorizar esse tipo de negócio são muitas. Além da possibilidade de negociar condições com mais facilidade, o consumidor pode evitar uma série de desgastes, tais como deslocamento, por exemplo. Em sua maioria, trata-se de produtos e serviços que carecem de visibilidade, mas que não perdem em nada para os de grandes multinacionais em termos de qualidade.
Aos empreendedores, cabe atender às demandas de um público cada vez mais exigente. Para que mantenham seus negócios competitivos, o segredo é o aperfeiçoamento constante. O desenvolvimento de competências em áreas como marketing, vendas e gestão é fundamental para que possam conquistar e fidelizar os clientes. Também é importante se manter atualizado e cultivar um espírito de inovação.
Valorizar o pequeno empreendimento local é um ato de cidadania que adquire um caráter ainda mais urgente em situações de crise, como a que vivemos atualmente. A redução da circulação de pessoas devido à pandemia da Covid-19 tem tido impactos devastadores sobre a economia de modo geral e os pequenos negócios são os primeiros a vivenciar as consequências. Por isso, nesse contexto de mobilização para frear o avanço da pandemia e reduzir seus impactos sociais e econômicos, dar preferência aos pequenos negócios na hora de consumir também é um ato de solidariedade.