“Tenho dois filhos. Um com 10 anos e outro com 3 anos. Na época do Natal, sempre trabalhei com eles a ideia do Papai Noel. Com o mais velho, colocávamos uma cartinha nos Correios. Depois, passamos a entregá-la em um dos shoppings da cidade. Na hora de escrevê-la, o ajudava na escolha do presente. Muitas vezes, ele queria pedir uma série de coisas. Dizia a ele que era melhor pedir uma coisa só, afinal o Papai Noel tinha de fabricar presentes para todas as crianças. Ele então priorizava uma opção. Só colocávamos esse presente na árvore na madrugada do dia 25. Quando ele acordava, ia correndo olhar se o Papai Noel tinha deixado o presente para ele. E que alegria a dele quando via o presente na árvore. Esse é o primeiro Natal que também estamos estimulando o nosso caçula a entregar sua cartinha para o Papai Noel. Ele está super empolgado. Todo dia que acordava, ia até a árvore de Natal. Começamos então a marcar em um calendário cada dia que se passava, mostrando o tempo que ainda falta para a noite de Natal. Porém, outro dia, minha esposa me trouxe uma reportagem em que um especialista dizia que era um grande erro utilizar a figura do Papai Noel. Ele afirmava que estamos educando nossos filhos em uma grande mentira, e que isso pode ser bem prejudicial no futuro deles. Ficamos preocupados. E aí? Qual sua opinião?" (Júnior / Belo Horizonte/MG)
Júnior, acredito que sempre é importante relativizar a opinião dos especialistas. Eu mesmo evito generalizar minhas opiniões e experiências. Sua história lembra muito a da minha casa. Também tenho dois filhos. Minha filha tem 11 anos e meu filho tem 3 anos. A Duda sempre acreditou em Papai Noel. Ela sempre enviou sua cartinha para ele. E é nesse caminho que estamos seguindo com o João Pedro.
Não acredito que usar o Papai Noel seja uma grande mentira. As crianças vivem em sua infância uma fase onde a fantasia é algo muito presente. E é importante que eles vivenciem essa fase. Pode inclusive ser importante para ajudá-los a desenvolver a criatividade na idade adulta.
E o Papai Noel tem nos ajudado inclusive a trabalhar a educação financeira dos nossos filhos. No momento de escrever a cartinha para ele é trabalhada uma das mais importantes questões de nossa vida financeira. Escolher. Definir uma prioridade entre diversas opções possíveis. Afinal, não é possível ter todos os brinquedos desejados.
Outra questão importante que pode ser trabalhada é a própria expectativa. Aguardar algum tempo pela realização de seu sonho é muito importante. Quebra um pouco a busca desenfreada pela realização imediata de nossos desejos.
Curta nosso perfil no Instagram. Planeje bons hábitos para 2020. Invista em sua Educação Financeira.