“Estou estudando algumas mudanças na vida de minha família e gostaria de sua opinião sobre os impactos financeiros delas. Hoje moro muito distante do meu trabalho e acabo gastando muito tempo me deslocando. Saio de casa muito cedo e acabo retornando tarde. Pouco vejo meus filhos. Além disso, meu gasto mensal com combustível está nas alturas.
Estou pensando em me mudar para mais perto do trabalho. Um dos problemas levantados por minha esposa é que nossos filhos estudam perto de onde moramos hoje. Em caso de mudança, teriam que continuar estudando lá no mínimo até o final do ano. No bairro para onde pretendo me mudar, existem boas escolas. Acredito que no ano que vem não teremos dificuldades para conseguir uma transferência. A solução para este ano seria a contratação de um transporte escolar.
Mas a questão principal é em relação ao imóvel. Minha ideia inicial é colocar nosso apartamento atual em uma troca. Ele já está quitado. E, para diminuir a diferença, utilizaria o meu FGTS. O saldo, que não será grande, teria de ser financiado. Minha esposa não gosta dessa proposta. Ela prefere alugar um apartamento por lá e alugar o nosso. Pelos valores de mercado, seria necessário complementar mensalmente um valor. A região lá é um pouco mais valorizada. Qual é a sua opinião?” (Paulo Henrique, Betim/MG)
Paulo Henrique, vamos começar pela questão mais complicada. Trocar o imóvel desde já ou alugar inicialmente? A resposta dessa questão, para mim, não é uma simples questão imobiliária. Ela está ligada à definição de uma boa estratégia para o momento que vocês vão viver. Estão planejando uma mudança. E toda mudança pode ou não dar certo. Vocês podem não gostar de morar no novo bairro. E, não se adaptando, caso tenham comprado o apartamento, o custo de voltar atrás pode ser grande. Vocês terão de fazer um novo negócio imobiliário. E ele pode não acontecer no tempo que vocês gostariam. Ou seja, pode-se prolongar a necessidade de continuar no novo bairro. E isso pode prolongar o sacrifício. Vender um imóvel com pressa pode trazer um grande prejuízo financeiro. Por outro lado, se vocês tiverem somente alugado o imóvel, será mais fácil voltar atrás. Será preciso somente esperar o prazo mínimo do contrato ou pagar a multa de encerramento antecipado de contrato.
Outra questão importante é que comprar um imóvel depois de conhecer mais profundamente o bairro pode ser mais vantajoso. Para entender a dinâmica de trânsito, conhecer melhor o comércio a até mesmo questões de segurança.
Por último, é importante que você refaça o orçamento dos seus gastos mensais após a mudança. Como você disse, algumas despesas poderão diminuir, como, por exemplo, o gasto com combustível. Mas novas despesas podem surgir. Uma delas será o gasto com transporte escolar para os seus filhos no restante deste ano. Além disso, como o seu apartamento atual já está quitado, qualquer que seja sua escolha, uma nova despesa será incorporada ao orçamento familiar. Ou o aluguel ou a prestação do financiamento imobiliário tomado para complementar o valor do novo apartamento.
É preciso que você mantenha um equilíbrio no orçamento. Caso contrário, pode ser que você não consiga se aproveitar do aumento de qualidade de vida que você terá mudando-se para um imóvel mais próximo do seu trabalho.