“Na semana passada, vi a notícia de que o governo tinha diminuído a taxa Selic para 4,5% ao ano e que esse era o menor patamar dela na história. E os jornais não param de falar nisso. Afinal, o que é essa taxa Selic? E ela estar nesse valor é bom ou ruim?” (Sabrina / Betim - MG)

Sabrina, a Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.

A sigla Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Além de servir como um parâmetro para as demais taxas da economia, o aumento e a diminuição da Selic também possuem profunda influência no seu dia a dia e na economia do Brasil.

Devido à sua importância, é fundamental que exista um meio transparente e confiável para decidir os rumos da mesma, e isso é feito por meio do Copom (Comitê de Política Monetária). Ele foi criado em 1996 e é o responsável por definir a taxa Selic. O Copom realiza oito reuniões por ano, ou seja, uma a cada 45 dias.

Com a redução da taxa Selic, há uma expectativa da diminuição das taxas de juros no Brasil. E isso interessa àqueles que têm investimentos e também aos que têm dívidas.

Para as pessoas que têm dívidas há uma chance de conseguirem pagá-las com mais facilidade. Quanto maior a taxa de juros, mais a dívida cresce e maiores são as prestações necessárias para quitá-la. Muitas instituições financeiras já estão diminuindo as taxas de juros de diversas linhas de crédito.

Com isso, os devedores poderão, por meio da portabilidade (transferência da dívida de uma instituição para outra), buscar uma linha de crédito mais barata. Assim, as prestações podem ficar menores ou acontecer uma diminuição no prazo de quitação do empréstimo.

Outro ponto importante é que, com juros menores, mais pessoas e empresas podem investir na abertura ou na ampliação de negócios. E isso pode ajudar na ampliação no número de empregos e, por consequência, na diminuição dos índices de desemprego.

Para aqueles que têm dinheiro investido, também ocorrerá uma diminuição das taxas de juros oferecidas nos investimentos, principalmente aqueles que são de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Mas os rendimentos dessas aplicações ainda são bem interessantes. Permitem um bom ganho para o investidor. E esse ganho pode ser importante na ajuda da realização do objetivo daquela economia.

É importante então organizar as finanças, ter sonhos e começar a investir. Mesmo que seja um pouquinho. É de grão em grão que a galinha enche o papo!

Curta nosso perfil no Instagram. Planeje bons hábitos para 2020. Invista em sua educação financeira.