PAULA PIMENTA

Feliz 2015!

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2014 | 04:00
 
 
acir galvão

Estamos a poucos dias de 2015. Comecei a escrever uma crônica de retrospectiva anual, mas não deu tempo de terminar. Não deu tempo de terminar quase nada neste ano que passou, e eu nem vi. E agora o próximo já está chegando, e eu queria tanto que ele demorasse só mais um pouquinho, porque eu tenho um certo receio com os anos ímpares, já que os meus anos pares geralmente são melhores. E 2014, apesar da pressa, realmente foi muito bom pra mim... Consegui quase tudo que desejei.

Viajei demais. Passei por todas as regiões do Brasil e por seis países do exterior. Lancei um romance, um livro de crônicas e uma história em quadrinhos. Escrevi muito, mas menos do que deveria. Li bastante, mas menos do que eu gostaria. Fiz alguns amigos novos, ganhei muitos presentes, recebi milhares de cartas e e-mails. Amei demais. Chorei um pouco. Mas não posso me esquecer dos muitos sorrisos.

Este ano foi marcante. Teve Copa e teve eleição. Teve esperança de que tudo ia dar certo no final, mas descobrimos que certas coisas podem dar errado antes mesmo de terminar. Mas o que não acaba é a nossa esperança. Ainda bem, senão a gente poderia pular todo o ritual do réveillon, esquecer todas aquelas simpatias para atrair bons fluidos.

Por falar nisso, confesso que faço várias. Acho que “mal não vai fazer”, afinal, qualquer tentativa de atrair coisas boas é valida. Até fiz uma lista com algumas superstições bem conhecidas (e outras nem tanto assim). Vou copiá-las aqui, caso você também ache que tudo é válido para atrair boa sorte para o novo ano:

– Guardar a rolha do champanhe. Se a bebida fizer barulho na hora que estourar, corra para pegar a rolha. Dizem que, se guardá-la em um lugar onde só você saiba, atrairá sorte para o resto do ano!

– Vestir branco. Essa cor simboliza a paz e a purificação, e por isso tem essa relação com o réveillon, já que o primeiro dia do ano é marcado por um desejo de renovação. Além disso, a cor branca é a junção de todas as outras cores.

– Lingerie nova e colorida. Para ter sorte no amor, invista em uma lingerie nova. Se ela for cor-de-rosa, atrairá um amor calmo. Já a vermelha traz grandes paixões…

– Flores para Iemanjá. É uma homenagem para a rainha dos mares. Dizem que o ato atrai sorte, uma vez que ela arrasta os nossos problemas para o fundo do mar e devolve por meio das ondas a esperança de um futuro melhor.

– Pular sete ondas. Ajuda a invocar os poderes de Iemanjá, purificando o espírito e dando força para vencer os obstáculos do ano que está por vir. Muita gente faz pedidos ao pular cada onda. E já ouvi também que, depois de pular as sete ondas, não devemos virar as costas para o mar, pois atrai má sorte.

– Comer 12 uvas. Quando der meia-noite, coma 12 uvas – uma para cada mês do ano – e guarde os caroços na carteira, para atrair prosperidade. E se todas elas estiverem doces, sinal de que você passará o ano sem dificuldades.

– Comer carne de porco em vez de aves. Uma das superstições mais conhecidas nessa noite é não comer aves (como peru e frango) na ceia. Como esses animais ciscam ou andam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida. Já o porco fuça para frente, garante progressos durante o ano.

– Pular três vezes com uma taça de champanhe na mão. Mas tem que ser com o pé direito e sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar, para deixar para trás tudo de ruim.

Na verdade, acho que o que funciona mesmo é o pensamento positivo. Começar o ano acreditando que nele teremos muitos momentos de felicidade certamente os atrairá.

Mas, em todo caso, comprei uma roupa nova branca e calcinha cor-de-rosa, pra não deixar de acreditar que, independentemente do quanto 2014 tenha sido bom, 2015 pode ser ainda melhor. Eu gostaria que isso só dependesse de mim, porém, sou o tipo de pessoa que prefere ser feliz acompanhada, com amor, amigos e família por perto... Por isso, desejo a eles e a todos vocês um Ano Novo cheio de sorrisos! Que cada um dos nossos dias venha cheio de surpresas boas. Que cada um dos nossos sonhos se torne realidade. Que tenhamos cada vez mais esperança em dias melhores. E que nossa vida seja sempre como uma crônica... com final muito feliz!