Paulo Campos

Feira de Turismo

Abav Expo & Collab é aberta oficialmente nesta quarta-feira em Fortaleza

Publicado em: Qua, 06/10/21 - 13h18

A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) abriu oficialmente nesta quarta-feira a Abav Expo & Collab, no Centro de Eventos do Ceará, marcando a primeira feira itinerante dos anos 2000. Emocionada, Magda Nassar, presidente da entidade, afirmou: "vamos respirar, o turismo voltou". Em um auditório obedecendo ao distanciamento social, a feira é o primeiro grande evento de turismo na pandemia.

Magda confirmou que a Abav Expo continuará itinerante em 2022 — o anúncio do destino que sediará a próxima feira será feito na quinta-feira. "Recebemos mais de 12 propostas de destinos", revelou. Para a executiva da Abav Nacional, a palavra "resultado" é a que melhor resume a atuação da entidade durante a pandemia. "Foram mais de 700 reuniões com autoridades do governo e associações para dar sustentabilidade ao setor".

Ela ainda cobrou das autoridades presentes, entre elas o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o presidente da Embratur, Carlos Brito, a tramitação do projeto de Lei 908/2021, que disciplina a responsabilidade solidária das agências na intermediação de atividades de turismo. "Hoje, as agências são responsáveis por 90% das vendas no país, 80% da comercialização do aéreo e 60% da hotelaria", disse.

Até agora, cerca de 11 mil pessoas de inscreveram para participar da Abav presencial, segundo Magda, mas a meta é atingir 13 mil inscritos, isso sem contabilizar o número de pessoas que acompanharão o evento pela plataforma online. Em um palco ocupado majoritariamente formado pelo sexo masculino, ela lembrou das eleições de 2022 e conclamou os presentes a votarem nas mulheres para a Câmara dos Deputados e o Senado.

Críticas

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, que voltou da Expo Dubai direto para Fortaleza, disse que o turismo tem o potencial de ser tão importante quanto o agronegócio. "São 11 milhões de brasileiros viajando pelo país", afirmou. Ele lamentou do Brasil estar sofrendo ataques internacionais e citou a postagem em agosto do presidente francês Emmanuel Macron de um incêndio na Amazônia com a frase "our house is burning" ("nossa casa está quimando"). "Quando se fala mal do Brasil lá fora, cai aqui nossas divisas e empregos". 

O governador Camilo Santana salientou que o Centro de Eventos foi uma obra construída em 2012 pensando o turismo cearense a curto, médio e longo prazo. Outra proposta, segundo ele, iniciada antes da pandemia, foi a de transformar o Estado em um hub (centro de distribuição) para voos internacionais em uma parceria da Gol com a Air France-KLM. Segundo ele, o maior desafio hoje, no entanto, é vacinar 100% da população e retomar as atividades econômicas no país.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.