Lançamento

Cataguá é o segundo grande empreendimento anunciado no Estado

Números positivos do turismo neste primeiro semestre têm atraído investimentos; segundo IBGE, Minas cresceu 93,1% em maio, enquanto a média nacional é -2%

Por O Tempo
Publicado em 02 de agosto de 2022 | 20:34
 
 
Os empresários Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan e o secretário Leônidas Oliveira assinaram o protocolo que formalizou a intenção de investimento com o governo Léo Bicalho/Secult-MG/Divulgação

Uma transformação no turismo de Capitólio deve acontecer nos próximos anos com a construção de um parque aquático e um resort. Na sexta-feira (29/7), foi lançado o complexo Cataguá, o segundo grande empreendimento anunciado no Estado desde a retomada do turismo. Em novembro, foi lançado o Projeto Serra Negra da Mantiqueira, na Zona da Mata mineira.
 
No evento em Capitólio, prefeitos, deputados e empresários da região acompanharam a apresentação da segunda fase do projeto. "É certo que será, de forma sustentável, o maior indutor do turismo da região. São R$ 140 milhões da iniciativa privada em infraestrutura de turismo", afirmou Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.
 
O Cataguá terá investimentos de R$ 350 milhões e deverá gerar 920 empregos diretos e 2.730 indiretos. São um total de 129 hectares, dos quais 81% são áreas de mata preservada. No complexo, já foi inaugurado o Parque Mirante do canyons e o Pauá Parque de Aventuras. Para as autoridades locais, o empreendimento ajuda a internacionalizar o destino Capitólio.
 
Nos últimos meses, os números do turismo têm sido positivos para Minas, segundo o IBGE. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada no mês passado, aponta que Minas já apresenta a recuperação total do volume das atividades turísticas em maio deste ano. A média do índice de atividades do período aumentou 93,1%, quando comparado ao mesmo período de 2021.
 
Se comparado a abril deste ano, por exemplo, o crescimento foi de 2,9%. O desempenho do Estado também surpreende ao se levar em conta que a média de recuperação nacional segue negativa:-2%. Segundo Leônidas Oliveira, esse crescimento crescente e contínuo tem atraído novos investimentos, como o Serra Negra e o Contaguá.