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Entrevista: Luciane Leite, diretora da WTM Latin America

Maior feira de turismo da América Latina começa na próxima terça-fera (2)

Por Da Redação
Publicado em 28 de março de 2019 | 14:50
 
 
Luciane Leite, diretora da WTM Latin América WTM Latin América/Divulgação

A WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, começa na próxima terça-fera (2), trazendo novidades e tendências para o mercado de turismo. Luciane Leite, responsável pela feira, fala das novidades desta edição e da importância de participação dos agentes de viagens e buyers no evento.

 

O que a WTM Latin America prepara em termos de novidades para esta edição?

 Este ano teremos a China e Moscou pela primeira vez à WTM Latin America, que terá participação de quase todos os países latino-americanos. Em relação ao Brasil, os estandes dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul foram ampliados, bem como foram confirmadas as entradas de Parauapebas, no Pará, e daSerras Gaúcha, no Rio Grande do Sul, além do retorno de destinos independentes como Alagoas, Bahia, Búzios (RJ) e Santa Catarina. Também temos como novidade o Women in Travel, programa que empodera as mulheres e as auxilia no desenvolvimento de estratégias e atuações mais contundentes na indústria global de viagens, turismo e hospitalidade – que é uma das atividades que ganha representatividade nesta edição. Assim como o lançamento do Prêmio Turismo Responsável, já acontece na edição de Londres e estamos viabilizando a realização aqui no Brasil. Nesta edição, apresentaremos o projeto e formato do evento, para na edição 2020, premiando o cases que se inscreverem. A realização dessa premiação vem ao encontro de um dos pilares da WTM Latin America, que é o de promover o tema e disseminar conteúdo e conhecimento a respeito. Outra novidade é o Travel Forward, programa que apresenta um dia inteiro de conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade. Especialistas em tecnologia do mundo se reunirão para um dia inteiro de palestras sobre o tema "Como as tecnologias digitais podem transformar a América Latina em um destino de experiência para viajantes e turistas”.

 

A WTM está cada vez mais abrindo espaço na feira para os hosted buyers, por quê? 

O programa de Hosted Buyers, exclusivo para compradores estrangeiros, tem o objetivo de selecionar 75 buyers potenciais, sendo 60% de outros países da América Latina e 40% do resto do mundo, para realizar acordos comerciais com todos os expositores da WTM Latin America. O programa tem representantes dos segmentos de turismo de Lazer, corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Em 2018, o Programa de Compradores Internacionais reuniu mais de 60 profissionais provenientes de cinco continentes e de 23 países. A edição também teve a participação expressiva dos buyers em duas sessões de Speed Networking (rodada de negócios), que reuniu mais de 500 expositores ávidos para conhecer os hosted buyers.

 

De que maneira o programa Agente na Estrada reforça o evento? 

O programa Agente na Estrada está com a meta atingida de 750 agentes de todo o Brasil, distribuídos em 37 roteiros, sendo 400 aéreos e 300 rodoviários. Com isso, ele reforça a importância de trazer os operadores de viagens para o evento. Serão mais de 2.500 reuniões de negócios voltadas para o turismo de lazer. A Interamerican Network continua como empresa parceira para fazer a validação dos profissionais e operacionalização do programa pelo segundo ano consecutivo.

 

Quem estreia no evento pela primeira vez? 

Neste ano, teremos dois destinos muito requisitados em termos de viagens e turismo: China e Moscou. Além desses países, teremos a participação da Go Global Travel, empresa israelense que atua no campo de vendas de serviços turísticos e oferece mais de 200 mikl hotéis pelo mundo. Também inaugura no pavilhão o resort mexicano Grand Velas, com hotéis espalhados em Riviera Maya, Riviera Nayarit e Los Cabos, além de contar com sistema all inclusive.  Também compõem o leque de novos expositores estrangeiros a MIR Travel Company, especialista em roteiros na Rússia; a Yalago, centro de lazer global, especializado no Oriente Médio, Oceano Índico, Sudeste Asiático e Mediterrâneo; a DCS Plus, especialista em reservas online e distribuição; a Citytravel, companhia russa que oferece a reserva e compra de aéreo e hospedagem, e a Traveltino, operadora turística que conta com mais de 40 recrutadores especializados em destino, programação dinâmica, voos low-cost, incluídos em pacotes e circuitos. Entre suas especialidades em destino estão Costa Rica, Tailândia, China, México ou países mais próximos, como Marrocos, Turquia, Egito ou Europa Central.

 

Como você avalia a saída da Braztoa da WTM no ano passado? Quais as operadoras participam do evento com estande próprio? 

Durante as primeiras edições tivemos uma parceria que fluiu bem com a Braztoa. Com o encerramento da parceria em 2018, buscamos outros parceiros, melhoramos e otimizamos processos que foram internalizados. No primeiro ano, tivemos um bom resultado e sim, em 2019, estamos com índices muito positivos para o evento. Já são 42 estandes fechados na área dedicada, Tour Operators Area.

 

Qual a expectativa de negócios e público para essa edição?

 Estamos com um bom índice de inscrições no evento. Somos consolidados e reconhecidos pelo trade, que entende o volume de geração de negócios que a WTM Latin America representa para a indústria como um todo.  Em 2018, o evento confirmou a presença de quase 12 mil profissionais de turismo, um aumento de 7% em relação ao ano passado.  Junto a isso, nos empenhamos em, a cada edição, trazer novidades e tendências para os expositores e visitantes do evento. Por isso, seguimos ano a ano com um número crescente profissionais de toda a cadeia interessados em fazer parte do evento. Costumamos dizer que promovemos a América Latina para o mundo e trazemos o mundo para América Latina.