Mercado

Minas Eventos X-perience começou nesta quarta-feira

Proposta é capacitar a cadeia produtiva e estreitar relacionamento no momento em que o setor está paralisado e profissionais passando por dificuldades

Por Paulo Campos
Publicado em 27 de janeiro de 2021 | 19:22
 
 
Maria Eulalia Araújo, idealizadora do Comida di Buteco Acervo Pessoal/Divulgação

Começou nesta quarta-feira (27) a sétima edição do Minas Eventos X-perience, que busca aprimorar o setor de eventos através de capacitações e networking (relacionamento). Por conta da pandemia do novo coronavírus, as palestras e painéis serão todas virtuais e transmitidas através de uma plataforma digital. Os interessados ainda podem ser inscrever gratuitamente através do site minaseventosxperience.com.br, porque todo o conteúdo  permanecerá disponível na plataforma até o dia 28 de fevereiro. 

A primeira palestra desta quarta-feira, que aconteceu às 15h, foi ministrada pela coordenadora do evento Comida di Buteco, Eulália Araújo. Em seguida, Leonardo Carvalho, presidente do Santos Convention e Visitors Bureau, e Uriel Pinheiro, vice-presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Breau, abordaram em um painel a retomada dos eventos presenciais, seguidos de um debate sobre o Carnaval pós-pandemia, com as presenças de Aluizer Malab (ex-presidente da Belotur) e Val Coelho (diretora da Riotur).

Flávia Botelho, diretora da Espaço Ampliar, que organiza o evento, reconhece que esse é um momento delicado para os profissionais do setor, mas também um aprendizado. "Nosso foco não é pandemia, mas o relacionamento, a troca de experiência. "A proposta é cada participante trazer a realidade de suas atividades como exemplo para outros profissionais", enfatiza. A expectativa desta edição é atingir cerca de 400 inscritos. Em 2019, cerca de 600 pessoas participaram do evento, que ocorreu em diversos espaços da cidade.

Outra proposta do evento são as estratégias digitais na pandemia. "Eu, particularmente, acredito na volta dos eventos presenciais, mas também na manutenção do formato híbrido", enfatiza Flávia. O novo formato, segundo ela, causou mudanças na própria cadeia produtiva do setor de eventos. Antes, nos eventos presenciais, se contratava seguranças, brigadistas, recepcionistas, hoje eles foram substituídos por técnicos de som, operadores. "Muita gente não está trabalhando por causa da pandemia", lamenta.

O Minas Eventos X-perience se encerra no sábado com a cozinha show das proprietárias do Sinhá Erozitha Bistrôteco, no bairro Sagrada Família. "Sabemos como a gastronomia é importante para Belo Horizonte como um momento de confraternização", afirma Flávia. As chefs EdyLamar e Cristiane Rocha ensinarão ao vivo a preparar o petisco "Sai de Baixo", carne de lata feita com pedaços de carne de porco confitados, acompanhados de mandioca cozida regada na manteiga de garrafa, creme de alho porró, conserva de cebola rocha e alho assado no azeite.

Confira a programação:

Dia 28/1 (quinta-feira)
15h: Luiza Dellareti (Eventos Sociais no Ambiente Digital)
16h: Paty Filizzola (Produção de Eventos Inovadores)
17h: Dilma Campos (O Mercado de Trabalho, Impacto, Perspectiva, Inclusão Social e etc)

Dia 29/1 (sexta-feira)
15h: Márcia Campos e Cristian Gomes (Gestão de Eventos Esportivos, Tendências e Experiências)
16h: Carina Bismarck (Produção Cultural Associada ao Turismo)
17h: Celio Aschar (Os Desafios do Live Mkt na Era Covid-19  - Lições, Aprendizados e Transformações) 

Dia 30/1 (sábado)
16h: Cristina Misk (Inovação dos Buffets na Cadeia Produtiva de Eventos)
17h: Júnior Festas (Inovação de Empresas de Locações na Cadeia Produtiva de Eventos)
18h: Cozinha show com EdyLamar a Cristiane Rocha, proprietárias do Sinhá ErozithaBistrôteco