Paulo Campos

Ecos da WTM

Panamá mostra sua diversidade turística em evento privado na feira

Publicado em: Ter, 12/04/22 - 14h14

Depois de apresentar a nova marca "Viva Mais" e da campanha "Descubra o Panamá", o país da América Central embarcou na semana passada na WTM Latin America, em São Paulo, com o propósito de promover o destino junto a 26 agências de viagens e operadoras e imprensa especializada. Atualmente, dos 1,8 milhões de pessoas que visitam o Panamá, apenas 3% são brasileiros. A expectativa, segundo Fernando Fondevila, CEO da Promptur, é elevar esse percentual entre 5% e 7% nos próximos meses.

Em evento privado realizado na churrascaria Fogo de Chão, a Promptur, órgão oficial de promoção do turismo no país, apresentou seu Plano de Turismo Sustentável, já lançado em setembro do ano passado. "Queremos focar no turismo consciente, que se preocupa com o impacto econômico e que cuida da natureza, cultura e história. No Brasil, temos um potencial de 125 milhões desses turistas e sete capitais que se conectam diretamente com a Cidade do Panamá", disse Fondevilla durante sua apresentação.

"São cerca de 90 frequências semanais". afirma Jaqueline Ledo, então gerente de vendas para o Brasil da Copa Airlines, a companhia aérea panamenha. Hoje, o brasileiro pode realizar stopover de até seis dias no Panamá, na ida ou na volta, sem qualquer custo adicional na tarifa aérea. Em Belo Horizonte, a Copa Airlines opera tquatro frequências semanais, aos domingos, segundas, quintas e sextas-feiras, do terminal em Confins.

Biodiversidade

Durante a apresentação, Luciana Kramer, gerente de vendas de lazer da Promptur, informou que o Panamá não exige mais teste PCR dos viajantes para entrar no país, apenas o comprovante de vacinação completa e o preenchimento de uma declaração de saúde online. Ela exaltou a biodiversidade (2/3 das áreas do país são protegidas, mais do que os Estados Unidos e o Canadá), o café Geisha, um dos mais valiosos do mundo, as comunidades turístícas indígenas e rede hoteleira (são 20 mil leitos na capital e outros 10 mil no interior).

Ela ainda pontuou que o Panamá vai muito além do canal e das compras e exibiu o Patrimônio Verde, que mostra toda a riqueza natural das florestas e montanhas, entre elas o Parque Nacional de Coiba; o Patrimônio Azul, com seus múltiplos tons e cenários de mares e rios, como Bocas del Toro; e o Patrimônio Cultural, que aproxima as culturas antigas do turismo para mostrar costumes ancestrais que contrastam com a vida cosmopolita. 

Apresentação

No final do evento, houve uma apresentação de dança típica folclórica para os convidados e imprensa. As vestimentas típicas geralmente expressam a identidade cultural do país e são usadas no dia-a-dia ou em eventos especiais. Existe até um festival em julho, na cidade de Las Tablas, que comemora uma das roupas femininas típicas do país, a "pollera", considerado o traje típico mais bonito do mundo e sinônimo de cultura, tradição e luxo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.