Posse

Roberto Haro Nedelciu,da Raidho, é reeleito presidente da Braztoa

Executivo anuncia gestão participativa e aberta. Projeto Academia de Excelência Braztoa é o destaque dos últimos anos na entidade

Por Paulo Campos
Publicado em 01 de junho de 2021 | 13:06
 
 
Roberto Nedelciu teve participação na defesa das principais reivindicações do setor durante a pandemia Braztoa/Divulgação

O empresário Roberto Haro Nedelciu, proprietário da Raidho Viagens, operadora especializada em turismo de luxo e viagens personalizadas, permanecerá por mais dois anos na presidência da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Ele foi reeleito para o biênio 2021/2023 e tomou posse nesta segunda-feira em evento virtual, junto com o novo Conselho de Administração.

Nedelciu é um velho conhecido do trade turístico e esteve à frente da entidade de 2019 a 2021, coordenando a entidade no momento mais crítico do turismo no país: a pandemia do novo coronavírus. Sua gestão foi marcada, principalmente, pela interlocução com o governo federal para pleitear medidas de proteção aos associados e pela criação do projeto Academia de Excelência Braztoa.

Academia Braztoa 

A Academia Braztoa é uma série de ações que buscam acelerar a transformação dos negócios e destinos e transformá-los em produto diferenciado para o viajante. O projeto já está no terceiro módulo. “Os últimos anos foram de muito trabalho em busca da sustentabilidade do setor e para garantir a manutenção, o fortalecimento e a competitividade dos associados", afirmou.

A Braztoa também teve importante participação na criação da lei 14.046/2020, que prorrogou os prazos para cancelamentos e reembolso de viagens, e da Medida Provisória 936/2020, que liberou linhas de crédito para o setor. Recentemente, Nedelciu participou, ao lado de Magda Nassar (Abav) e Marco Ferraz (Clia), da aprovação do texto final da MP que definirá as novas regras para o imposto de renda (IRRF) sobre remessas ao exterior.

Capilaridade

Entre outros avanços de sua gestão estão os novos modelos de filiação à entidade, a multiplicação dos eventos digitais, a eliminação da obrigatoriedade estatutárias de participação nos eventos, a criação de ambiente para ampliação, a diversificação do quadro de associados e as pesquisas frequentes do Anuário Braztoa, que fazem um raio x das viagens comercializadas pelos associados.

Para o próximo biênio, uma das novidades é a criação dos conselhos regionais, que terão associados dedicados à interlocução com os associados das regiões Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste, garantindo uma gestão mais personalizada e consolidando a capilaridade da entidade no país. Assumem a função Humberto Cançado, da Voetur (Centro-Oeste/Norte), Alexandre Lima, da New It (Sudeste), e Marco Aurélio Di Ruzze, da BRT (Sul).

Gestão

“Esse é o novo modelo de gestão da Braztoa. Já disse e repito: teremos uma gestão participativa e aberta, onde todos terão seus lugares de fala como especialistas que são. Vamos nos apoiar nas nossas expertises para atingir nossos propósitos: gerar recursos, gerar valor, soluções, negócios, relacionamento e conhecimento", enfatizou o executivo em seu discurso de posse.

Tomaram posse no Conselho de Administração da Braztoa Frederico Levy (Interpoint Viagens), Marina Figueiredo (Pomptur), Fabiano Camargo (CT Operadora) e Pablo Zabala (Discover Cruises). A Braztoa reúne hoje 43 operadoras de turismo, responsáveis por 90% das viagens lazer comercializadas no país. Em 2020, por conta da pandemia, as operadoras faturaram cerca de R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros.