Paulo Campos

Uma jornada de otimismo (parte I)
Publicado em: Sat Apr 29 03:00:00 GMT-03:00 2017

Sala VIP (I)

Uma jornada de otimismo (parte I)

A cerimônia da sétima edição da Travel Week, na última terça-feira, no Palácio Tangará – o novo hotel cinco estrelas de São Paulo, que abre as portas no próximo dia 10 –, emocionou um auditório lotado. O cineasta independente Vincent Moon exibiu as imagens de sua coleção “Petites Planètes”, que registra como a música é feita em diversos países, e “Híbridos”, que se debruça na busca de rituais para falar da diversidade no mundo.

Um pouco antes, Carlos Ferreirinha esbanjou otimismo ao analisar a realidade dos países latino-americanos e projetar mudanças positivas nesse cenário até 2030. Segundo o Instituto de Pesquisa Slift, o mercado mundial de turismo de luxo cresceu 4% em 2016, atingindo um valor estimado em US$ 1,06 trilhão. Três novas tendências surgirão a partir de agora: foco, simplicidade e transformação.

Durante quatro dias, no prédio da Bienal, jornalistas, hotéis, DMCs, agentes de viagens, representantes de escritórios de turismo e operadores de luxo discutiram a realidade do turismo de luxo, fecharam negócios e participaram de palestras e eventos para mostrar que, mesmo numa época de crise em vários cantos do planeta, o segmento segue aquecido. As viagens também estão passando por grandes transformações, o que justifica o slogan do evento em 2017, “Live the journey” – na tradução literal significa “viva a jornada”.

Check-in/check-out

Especializada em casamentos
A Speed System lançou, na última semana, uma nova marca no mercado de turismo de luxo mineiro, a Wedding by Speed System, um desafio para as empresárias Renata Azevedo, especialista em viagens de luxo, Larissa Costa Faria, especialista em destination wedding, e Flavia Campolina, arquiteta e designer de interiores. A proposta da nova empresa é transformar o sonho de casar dos clientes em uma experiência única e inesquecível.

Dubai with Family
O Brasil recebe, de 24/4 a 5/5, o roadshow Dubai with Family. Em parceria inédita entre as rede hoteleira Cox and Kings, The Address Hotels e Latin American Tourism Sales (LATS), o evento começa no dia 24 no Rio e passa por Brasília (2/5), Florianópolis (3/5) e São Paulo (4 e 5/5). “O Objetivo do roadshow é consolidar o conceito dos Emirados Árabes e Dubai como destino final e não apenas como stop-over”, afirma Carla Moura, diretora geral da LATS.

Posse e eleição no CET
No último dia 17, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) realizou a 32ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). Na ocasião, José Eugênio de Aguiar, do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais, foi eleito para o cargo de vice-presidente do CET, e os novos conselheiros foram empossados.


Eventos e negócios
Belo Horizonte reunirá, nos dias 17 e 18 deste mês, no Minascentro, empresários, fornecedores e representantes de governos municipais na Minas Eventos Expo 2017. A proposta é uma troca de experiência e de negócios voltados para eventos na área de turismo e de business, com foco em parcerias públicas, privadas e do terceiro setor. Inscrições e informações no site www.minaseventosexpo.com.br.

Four Seasons em SP
O primeiro hotel Four Seasons será inaugurado em 2018, em São Paulo, na avenida Nações Unidas. Além do renomado serviço, o hotel traz o conceito de private residences, inédito no Brasil. O empreendimento contará com 254 quartos, sendo 42 suítes, restaurante italiano, lobby lounge, fitness e piscinas coberta e descoberta, além de 84 private residences com dimensões, acabamentos e serviços de hotelaria de luxo.

Novo marketing
O Grupo Rio Quente apresentou na última semana o novo time de sua área de marketing e vendas. As profissionais Nayana Amaro (gerência de experiência, receitas e distribuição), Daniela Rocco (gerente de experiência e vendas nacionais) e Flávia Possani (gerência de experiência marketing) chegaram para completar a equipe de Flávio Monteiro, atual diretor de experiência marketing e vendas.

Sala VIP (II)

Portugal em shopping de BH

O Turismo de Portugal estacionou o famoso bondinho Prazeres 28 no BH Shopping na última semana. A iniciativa visava divulgar os atrativos culturais e turísticos de Portugal em Minas Gerais.
A ação aconteceu em duas etapas. No dia 19, agentes de viagens mineiros participaram de uma ação de capacitação sobre Portugal, em uma viagem pelo país e suas sete regiões turísticas. Ao fim do treinamento, eles receberão um certificado atestando a aptidão para comercializar pacotes para o destino.
Já entre os dias 20 e 23, o bondinho foi aberto ao público. Era a chance de se conhecer melhor a terra de Fernando Pessoa de uma maneira diferente.
Apesar da crise econômica, os números de brasileiros em Portugal no ano passado foram animadores: 624,5 mil, com 1,484 milhão de pernoites, o que significa um recorde histórico nas relações entre os dois países.