Paulo Campos

Mercado

Vendas no setor de turismo em dezembro ficaram abaixo dos 50% em relação a 2019

Publicado em: Sex, 22/01/21 - 19h01
Na lista de destinos nacionais mais comercializados no período estão Maceió (AL) | Foto: Pratagy/Divulgação

Para 69% das operadoras da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o faturamento das vendas em dezembro não chegou a 50% se comparado a 2019. Dessas empresas, 31% disseram que o percentual não alcançou 10% do que foi comercializado no ano anterior. 

É o que mostram os dados do décimo levantamento mensal da Braztoa, que traz números de dezembro sobre a comercialização dos associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.

“Existe uma movimentação, um interesse entre as pessoas que não veem a hora de relaxar, mudar de ares, agendar suas viagens, mas as comercializações e consultas estão sendo realizadas com muita cautela, já que o cenário de incertezas continua",  disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Dezembro e janeiro, marcado pelo alto volume de embarques, fizeram parte das vendas de 57% e 62% das operadoras, respectivamente, e praticamente dividiu o ranking com as viagens adquiridas com antecedência.

Os embarques neste primeiro semestre de 2021 lideraram as vendas em 69% das operadoras em dezembro, já as viagens no segundo semestre fizeram parte da comercialização de 57% das operadoras.

Mais vendidos

Na lista de destinos nacionais mais comercializados no período estão Maceió (AL), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Gramado (RS), Bonito (MS), Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os destinos mais vendidos no exterior estão Cancún e Playa del Carmen (México), Punta Cana (República Dominicana), Maldivas, Dubai (Emirados Árabes), Espanha e Turquia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.