RAFAEL DANTAS

A diversidade como diferencial competitivo a favor dos negócios

Para conquistar as pessoas, é preciso compreendê-las

Por Da Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2019 | 03:00
 
 

Quando uma empresa conta com profissionais que possuem pontos de vistas diferentes, aprendizados variados, competências diversas e costumes múltiplos, e sabe trabalhar isso em seu favor, ela tem um diferencial competitivo em suas mãos. Isso porque a diversidade no ambiente profissional abre um leque de possibilidades para as empresas, já que reúne visões variadas sobre um mesmo assunto, pensamentos contrários ou mesmo similares, pessoas com experiências empíricas, teóricas e, ainda, com formações diferentes.

Um estudo realizado pelo Hay Group no Brasil com 170 empresas brasileiras e publicado na revista “Harvard Business Review”, em 2015, apontou que, nos locais onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações. Além disso, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas responsabilidades formais do que nas empresas em que esse ambiente não é incentivado. A pesquisa revelou também que líderes e funcionários motivados possuem desempenho 50% maior do que os demais.

Investir em diversidade nas organizações também traz benefícios para a comunicação interna, pois estimula a interação, o respeito e a troca de ideias e melhora consideravelmente quando conseguimos conviver com pessoas diferentes. E isso contribui para que o desempenho seja melhor e o crescimento maior, tanto do ponto de vista financeiro quanto do cultural. Além disso, ao incluir profissionais com perfis diferentes, a organização pode reforçar sua imagem institucional com o público consumidor e com seus fornecedores, o que também pode favorecer os resultados.

Na hora de tomar decisões, uma equipe diversificada colabora para que seu líder avalie e enxergue as coisas além de um único ponto de vista. Isso é essencial, principalmente para as equipes que lidam com diversos públicos, pois, quando existe mais diversidade dentro do ambiente corporativo, é mais fácil enxergar o que realmente importa na tomada de decisões; afinal, diversas visões cobrem muito mais ângulos.

A diversidade nas empresas contribui ainda para o crescimento pessoal de cada funcionário, pois a exposição ao diferente cria condições para se abrir para o novo. Culturas se cruzam, novos hábitos são adquiridos e do confronto de ideias surgem os melhores projetos e soluções. Não se tem apenas um setor de inovação, mas áreas inovadoras em toda a empresa.

Porém, valorizar a diversidade não significa somente juntar um monte de pessoas com diferentes histórias, pensamentos e hábitos e esperar que elas interajam como velhos amigos. É preciso criar mecanismos que facilitem a interação, a construção de relações saudáveis e de uma comunicação fluida. E o que conecta tudo isso é a presença de um objetivo comum a todos.

Ir além da existência de um espaço em que todos tenham liberdade para se expressar é crucial, desde que haja um propósito coletivo e compartilhado e, para isso, é preciso haver confiança entre as pessoas. Esse propósito é o que guia a equipe, independentemente das diferenças, e esse comprometimento de todos é fundamental.

As novas gerações de talentos estão cada vez mais buscando empresas que tragam um propósito para além do lucro, e o contrário também é verdadeiro. E para conquistar essas pessoas, tanto como profissionais quanto consumidores, é preciso compreendê-las em toda a sua diversidade, sabendo que diversidade não é caridade, assistencialismo ou “politicamente correto”. Pelo contrário, é profissionalismo. É saber trabalhar com diferenças e utilizá-las em favor dos negócios, das equipes, das pessoas e das empresas.