Minas Gerais tem um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico, político e social do Brasil. Além de possuir o terceiro maior parque industrial do país, os destaques nos setores de mineração e construção civil, por exemplo, colocam o Estado como referência.
E quando o assunto é empreendedorismo, os mineiros estão seguindo o mesmo caminho, sendo protagonistas e revelando um potencial cada vez mais inovador.
Além disso, o Estado está mudando, a cada dia, suas características em relação ao estilo dos investimentos e quanto ao jeito de se fazer negócios. O legado empreendedor de Minas está se juntando aos diferenciais inovadores, apresentados por novos negócios, que estão tomando conta do Estado.
Estudo recente, apresentado pelo Sebrae Minas, mostra dados positivos sobre empreendimentos que já estão no mercado. De acordo com o levantamento, mais da metade dos donos de pequenos negócios mineiros (53%) eram empregados com carteira assinada e decidiram ter o seu próprio empreendimento.
Dos entrevistados, 44% estão com o negócio aberto há cerca de 14 anos, e 68% dos empresários mineiros estão otimistas sobre aumentar o faturamento nos próximos anos. Esses números reforçam o potencial empreendedor do Estado, que já se mostrava alto, ao longo dos anos, além da capacidade de manutenção e sustentabilidade dessas empresas.
Quando o assunto é novos negócios, o reconhecimento de que Minas Gerais é o segundo polo de startups do Brasil, atrás apenas de São Paulo, é outro dado que desenha o perfil empreendedor do Estado.
É na capital mineira que está o San Pedro Valley, uma comunidade de empreendedorismo, que se tornou referência para negócios de base tecnológica no país, atraindo e gerando diversas oportunidades de investimento em mais de 430 startups, em números atualizados.
Reforçando essa importância, três mineiras ficaram entre as 25 startups mais desejadas do Brasil para se trabalhar, segundo o ranking LinkedIn Top Startups, divulgado no final de 2018: a Hotmart, plataforma de cursos online; a MaxMilhas, facilitadora de compra de passagens e venda de milhas aéreas; e a Rock Content, que oferece gestão e marketing de conteúdo.
No levantamento, são considerados critérios como o crescimento do quadro de funcionários e o interesse de candidatos a vagas de emprego na companhia, por exemplo.
Casos como esses, que constroem um quadro de protagonismo nacional, mostram como Minas Gerais está seguindo pelo caminho da evolução e reforçam a capacidade que o Estado tem de unir suas características tradicionais, que são únicas, ao olhar as tendências inovadoras que estão surgindo.
Sem dúvidas, esse é o seu grande diferencial.