Ricardo Sapia

Os encarcerados

Publicado em: Sex, 24/07/20 - 03h00
audima

O número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus no sistema prisional brasileiro chegou a 13.778 na última quarta-feira, dia 22, com um aumento de 99,3% em 30 dias, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O total de mortes chega a 136.

Os dados somam-se aos 5.113 casos e 65 óbitos confirmados entre servidores do sistema prisional, com 8.665 casos e 71 mortes de presos. O levantamento feito pelo CNJ leva em conta informações dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, de boletins das secretarias estaduais de Saúde e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Entre os detentos, o maior número de casos foi registrado no Distrito Federal (DF), onde 1.620 pessoas já contraíram o vírus, com três mortes. Em seguida vem Pernambuco, com 1.033 casos e seis mortes. Entre os servidores, o Pará lidera o número de casos, com 588, dos quais cinco morreram. 

Esses números trazem um pensamento que nos chama a atenção. Vários políticos presos – não confundir com presos políticos – foram liberados do cárcere para passar a pandemia em casa. São pessoas com condições de pagar excelentes advogados dos escritórios mais caros deste país. E, assim como no dia a dia, o pobre, seja preso ou livre, está pagando a conta do país.

Com a indefinição sobre a reabertura ou a chamada flexibilização do comércio, vamos continuar com a insegurança da doença ou da “quebradeira” em todo o país. Isso vai se refletir na segurança pública – aliás, já vem refletindo, com o aumento de crimes que vão ajudar a aumentar a população carcerária.

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Antônio Jair 12:28 PM Jul 24, 2020
Se for feito plebiscito sobre se povo aprova que presos devem ficar em prisões domiciliares...SÓ FAMILIARES/AMIGOS DESTES LEGALMENTE CRIMINOSOS VOTARIAM PARA QUE FOSSEM LIBERADOS. ESTES MARGINAIS SÓ AUMENTAM AINDA MAIS A INSEGURANÇA DO POVO NAS RUAS...PORQUE SEM DINHEIRÃO ROUBADO PELOS POLÍTICOS PRESOS (CORRUPTO LULA NUNCA FOI PRESO POLÍTICO, COMO ESQUERDEOPATOS FICAM MENTINDO NA MÍDIA), ENTÃO ASSALTARIAM TRABALHADORES, PODENDO COMETER ASSASSINATOS, COMO UM CASO FOI NOTICIADO EM MINAS GERAIS.
1
Denunciar

LEIA MAIS
Sapia
Sapia
Coluna
Ricardo Sapia
E agora?
Opinião