SOMOS TODOS

Curso de Libras gratuito ensina sobre o idioma dos surdos

No UniBH tem curso de Libras grátis

Por Raquel Penaforte
Publicado em 24 de fevereiro de 2019 | 03:00
 
 

Recentemente um amigo pediu indicação sobre cursos gratuitos de Libras em Belo Horizonte. De imediato, não me vinha nenhum à cabeça. Comecei a dar uma olhada em sites, portais de notícia, pedi indicação para conhecidos… Nada! Até que um dia, em uma conversa com meu pai, ele vira e fala: “Viu que no UniBH tem curso de Libras grátis?”. Pedi que ele me mostrasse o anúncio para que eu entrasse em contato com os organizadores do curso e entendesse mais sobre as aulas. Eis que descobri, além de um curso gratuito, uma boa história para contar aqui.

Depois de uma pesquisa, conheci a Kátia Galuppo. Professora da rede pública, coordenadora e idealizadora do curso na instituição.

O curso faz parte do projeto Asprami, que oferece diversos cursos à população por preços bem acessíveis, como capoeira, yoga dança e outros.

Para o curso de Libras - que é gratuito -, cada aluno levou um pacote de fraldas geriátricas no ato da matrícula para serem doados a pessoas do Vale do Jequitinhonha. Com apoio de duas intérpretes voluntárias e dois professores surdos, Kátia planejou como seria o curso de língua de sinais no UniBh, que hoje, tem matriculados 25 alunos.

Mas, a verdade é que o desejo de que as pessoas aprendessem língua de sinais surgiu há muito tempo, quando ela foi professora de uma aluna com perda auditiva.

Segundo a professora, na época em que lecionava para a menina, poucas pessoas se deram conta do que estava acontecendo. Que garota ia perdendo a audição até ficar surda. Desde então as duas não se separaram. A Kátia entrou para Cultura Surda e a menina, com apoio da professora, aprendeu o idioma dos surdos, concluiu os estudos e hoje é a única aluna surda a cursar direito na UFMG.

Os anos se passaram e o desejo de que mais pessoas soubesse sobre o idioma, que pudessem facilitar o acesso dos surdos nos diversos ambientes e promover a inclusão só aumentou.

As aulas acontecem aos sábados, de 9h ao meio dia, no UniBH, no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte. Tanto os professores, quando as intérpretes são voluntários.

A ideia deu tão certo que há uma lista de espera com 170 interessados em aprender o idioma. Segundo a professora, há previsão de que novas turmas sejam montadas, mas ainda não há data de quando será aberta.

Cursos pagos de Libras

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis-BH)Interessados devem entrar em contato pelos telefone: (031) 3225-0088 ou pelo WhatsApp: (31) 9 8759-0069.

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez de Belo Horizonte (CAS-BH). O telefone para contato é o (31) 3293-8477.