“Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.” Mateus 17:27
A crise econômico-financeira é uma realidade que atinge, hoje, todos os segmentos da sociedade mundial, principalmente no Brasil. Ninguém está isento, nem mesmo as igrejas de todas as denominações. À medida que a crise avança, as pessoas vão ficando cada vez mais descapitalizadas e mais difícil fica manter o padrão de vida. Todavia, esse não é um problema da modernidade. Nos tempos bíblicos também existiu crise. Quando o apóstolo Pedro teve dificuldade para pagar impostos para manutenção do Templo, ele foi atrás de Jesus, que o orientou a ir buscar o dinheiro na boca do peixe que ele fisgasse. Essa orientação de Jesus significa que Ele dava valor ao Templo, à Casa de Deus. Muitas pessoas não acreditam que o Senhor dá importância ao local onde a igreja se reúne por ser apenas uma edificação de tijolos e, daí, negligenciam a devolução do dízimo e as ofertas.
Quando Pedro foi atrás de Jesus, este respondeu-lhe que o dinheiro estava com ele e que o seu papel era abençoá-lo para que fosse um homem próspero. E orientou-o a lançar suas redes ao mar. E Jesus continua dando, hoje, essa mesma orientação aos pastores e aos líderes das igrejas, ou seja, lançar o anzol e, o primeiro peixe que for fisgado, trará a moeda dentro dele. É importante observar que Jesus não mandou Pedro matar o peixe, mas disse que a riqueza estava na boca do peixe.
O que Jesus quer é que os líderes das igrejas lancem as redes, os anzóis, não que procurem agiotas, bancos com altas taxas de juros, mas que vá ao mar, onde estão os peixes e diga-lhes que são eles os responsáveis pela manutenção da Casa do Senhor. Então, eles vêm colocar o que possuem na rede de Deus, porque a Cada do Senhor é a casa do tesouro, o melhor local para se investir no Reino de Deus.
A Casa do Senhor é um lugar que exige desafios e, ali, não podemos agir com espírito de miséria, mas com desafios de fé.
No livro de Êxodo, capítulo 35, vamos ver que a primeira coisa que o Senhor pediu ao povo foi oferta para a construção do Tabernáculo. Seriam ofertas voluntárias, pois Deus deseja ver um coração disposto, pois não deveria ter nenhum tipo de obrigação, senão o amor e a gratidão. Deus não depende apenas de homens ricos para pagar a conta, mas quer que todos desfrutem da bênção de partilhar o que têm.
O Senhor zela pelo Templo e espera que cuidemos da Igreja com nossos dízimos e ofertas. Não basta apenas ir atrás de Jesus para conseguir o dinheiro, porque nós somos o peixe e, assim como Deus nos dá condições de cuidar das nossas casas, nos dará também para cuidarmos da Casa do Senhor.
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares
LEIA MAIS
Saiba mais sobre esse assunto no livro “Na Boca do Peixe”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br
FÉ PRA VIVER
Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.
ELI SOARES
O músico, cantor e compositor mineiro Eli Soares lançou o álbum “Memórias”, seu novo CD com canções que marcaram os últimos 20 anos da música gospel no Brasil. Entre as canções, estão “Não posso te deixar”, “Louvemos ao Senhor”, “Tributo a Yehovah (Eu sou grato)”, “Ele é exaltado”, “Ao único”, “Tu vives entre os querubins”, “Nenhuma condenação há”, “Seja Engrandecido” e “Estrela da manhã”.