“De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora.” Provérbios 23:29-35
Vivemos num mundo hedonista, onde a busca por prazer pauta a vida de muitas pessoas. Essa busca, muitas vezes, se direciona para vícios, como bebidas, cigarros, drogas e prostituição. À medida que a população cresce, aumentam também os problemas provenientes de vícios, como câncer, Aids, violência, fome e desemprego. Estudos apontam que cerca de um terço dos brasileiros adultos tem algum tipo de vício, o que se torna também um problema de saúde pública. Segundo psiquiatras, entre 10% e 15% dos adultos desenvolvem algum tipo de dependência em relação ao álcool e às drogas. Somando os fumantes, esse índice sobe para 30%. A dependência de drogas também deixa um rastro de autodestruição, com consequências desastrosas para o corpo e para a mente.
Entretanto, a pior consequência dos vícios é o aprisionamento das pessoas. Normalmente, pessoas viciadas perdem o estímulo para a vida e começam a entrar numa degradação moral que, quase sempre, as leva à depressão e a perdas como dinheiro, amigos, família, emprego, saúde e, finalmente, a perda da alma.
Não obstante o esforço de cientistas para novas descobertas que levem à cura, a dependência química já é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso prova que um viciado não é fraco, mas doente. No entanto, levando-se em consideração que o corpo é templo do Espírito Santo, quem é viciado é também um pecador, porque está se autodestruindo. O vício é a arma usada por satanás para escravizar o ser humano.
Sabemos que não é fácil abandonar um vício. No entanto, há uma saída para quem é viciado. Não importa se o vício é uma doença ou fraqueza de caráter. Muitos têm tentado, mas não conseguem e, muitas vezes, se sentem desanimados. Além da ajuda médica, é preciso buscar a ajuda espiritual, pois em Jesus há solução para todos os males. Só Ele pode oferecer a oportunidade de um novo começo e de uma nova história.
Que o Senhor abençoe a todos.
Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares
LEIA MAIS
Saiba mais sobre este assunto no livro “Os Vícios e suas Consequências”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br
FÉ PRA VIVER
Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira várias reflexões bíblicas. É só clicar www.youtube.com/FePraViver.
ENTRE ELAS
Acontece nesta quinta-feira (9), às 19h30, no Salão Diamante da Igreja Batista Getsêmani, o Culto de Mulheres ‘Entre Elas’. Será uma celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Direção da equipe da pastora Cristiane Aragão. Presença da pastora Daniela Linhares. Entrada franca. Rua Cassiano Campolina, 360, bairro Dona Clara, em Belo Horizonte. (31) 3448-9898.