SuperFC Cultura

Coluna traz dicas e indicações de livros, filmes e séries esportivas

Uma história de amor pelo basquete

Publicado em: Sáb, 18/05/19 - 03h00

A reta final da NBA tem proporcionado momentos memoráveis, provando que o basquete é um dos esportes mais apaixonantes e também imprevisíveis do mundo. A emoção da cesta final leva o público ao êxtase imediato, mudando o curso de toda uma disputa em uma fração de segundos. Quando o doutor James Naismith criou o basquetebol talvez ele nunca imaginaria a real dimensão do conceito introduzido no mundo esportivo.

E é essa história de um legado consolidado, passando pela evolução do jogo, a capacidade do esporte em romper com a segregação racial, além dos grandes personagens, que é contada de forma brilhante no documentário “Basketball: a love story” (Basquetebol: uma história de amor, em português), disponível para os assinantes do canal ESPN por meio da plataforma Watch ESPN nos smartphones e tablets. Conforme diz a descrição, os produtores da atração tinham em mente passar ao público um “vibrante mosaico explorando a complexidade do amor e sua relação com o jogo”.

O documentário, dirigido por Dan Klores, possui 20 horas de duração e está dividido em dez episódios. A obra-prima do diretor possui entrevistas com 165 atletas, ex-atletas, técnicos, dirigentes e personalidades do basquete através das décadas. Para melhor formatar a atração, Klores separou a produção em 60 pequenas histórias, em ordem não cronológica, que dão ao filme um tom mais agradável e longe de ser maçante.

Ídolos. Dentre os ídolos do basquete escalados para as entrevistas estão Shaquille O’Neal, LeBron James, Kevin Durant, Dr. J, Yao Ming, Lisa Leslie, Charles Barkley, Steve Kerr, Stephen Curry, Diana Taurasi, Magic Johnson, Bill Russell, Larry Bird, Chris Paul e Kobe Bryant, que relatam aos produtores do filme suas experiências no mundo da bola laranja.

A produção atingiu um nível de excelência tão grande que também um livro com o mesmo título, escrito pelos autores Jackie MacMullan e Rafe Bartholomew, foi publicado. A obra possui 448 páginas. 
O documentário tem outras estrelas no elenco, como o ator Chadwick Boseman, conhecido pelo personagem “Pantera Negra”. Ele é um dos narradores da série, que ainda conta com as vozes de Michael Che e Chris Cuomo. “Basketball: a love story” é um material único que vai levar ao fã de esporte, apaixonado ou não pelo basquete, informações preciosas sobre a modalidade, que neste ano chega mais uma vez ao seu ápice com a disputa da Copa do Mundo na China, a partir do mês de setembro. Vale a pena conferir!

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.