LANÇAMENTO

A potência do texto teatral em livro 

Editora Javali lança “Dramaturgia de Belo Horizonte: Primeira Antologia no Teatro Marília

Por Lara Alves (*)
Publicado em 15 de julho de 2017 | 03:00
 
 

 

A partir dos anos 60, o teatro mineiro viu nascer dramaturgos que fortificaram a identidade teatral da capital mineira. Nomes como Jota Dângelo, Jonas Bloch e José Antônio de Souza fazem parte dessa geração pioneira. Ao longo das décadas seguintes, Walmir José, Ione de Medeiros e Grace Passô sedimentaram a trajetória da arte dos palcos no Estado. Agora, todos esses nomes estão reunidos em uma antologia que busca resgatar e registrar a história da escrita teatral mineira. 
 
Publicada pela Editora Javali, o livro “Dramaturgia de Belo Horizonte: Primeira Antologia” será lançado em um evento aberto ao público na próxima quarta-feira (19), no Teatro Marília. 
 
No entanto, a publicação não pretende recontar a história das peças, mas, sim, como é de praxe na editora, trazer os textos integrais dos espetáculos “Oh!Oh!Oh! Minas Gerais” (1967), “O Fedor” (1970), “Um Sobrado em Santa Tereza” (1989), “ Babachdalghara” (1995) e “Por Elise” (2005).
 
Segundo o editor, e também curador da obra, Vinícius Souza – que encabeça a Javali ao lado de Assis Benevenuto, do Quatroloscinco –, a publicação não pretende ser uma antologia definitiva. “É uma reunião de obras essenciais a partir de um ponto de vista, o que a gente está fazendo é um recorte com cinco obras muito importantes e que traduzem épocas diversas do teatro mineiro”, explica Vinícius. 
 
Para selecionar os textos, Vinícius e Assis trouxeram peças de três momentos: os anos 60 e 70, a redemocratização do país e o surgimento dos coletivos e os anos 2000.
 
O teatro contemporâneo, no entanto, só será abordado em uma nova coleção da Editora Javali. Preparada para o segundo semestre deste ano, a coleção trará textos dramatúrgicos publicados nos últimos anos, em Belo Horizonte.
 
 
Lançamento 
Evento de lançamento do livro “Dramaturgia de Belo Horizonte: Primeira Antologia”.
Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586, centro). Dia 19 (quarta), às 20h. Entrada franca com distribuição gratuita dos livros.
 
(*)  sob supervisão de Marília Mendonça