Artes cênicas

Eterna (e terna) Clara Nunes

Uma das maiores cantores brasileiras de todos os tempos, Clara Nunes é tema de musical | Foto: Arquivo
PUBLICADO EM 04/04/15 - 03h00

No começo de sua carreira em disco, Clara Nunes teve de lutar para não ser cantora de boleros. Conseguiu. Mas muito mais ainda ela lutaria, depois, para não ser considerada apenas como “cantora de samba”. Morreu sem que muita gente tenha se dado conta de que ela queria mesmo era cantar tudo, sem estereótipos. E é com essa missão, de manter vivas história e memória dessa “tal mineira” que Belo Horizonte recebe na próxima quinta-feira (9), o espetáculo “Deixa Clarear, Musical Sobre Clara Nunes”, no teatro Sesiminas.

Natural de Caetanópolis, Clara Nunes sacramentou o poder feminino na música brasileira na década de 1970. Através de seus vestidos rendados, pulseiras, tiaras e um timbre caloroso e ao mesmo tempo enternecedor, ela foi a primeira cantora brasileira a ultrapassar a marca de 500 mil cópias vendidas com o LP “Alvorecer”. Inspirada na força e dedicação da cantora, a carioca Clara Santhana teve a ideia de montar um espetáculo especialmente dedicado à mineira. “Foi na cara e na coragem, sem patrocínio, que quis montar um espetáculo para Clara. Nisso a gente é bem parecida. Lembro que desde pequena minha mãe falava sobre ela, mas foi mesmo na faculdade que passei a escutar e a me interessar mais por esse universo do samba e da mitologia. O que meu deu mais força para mergulhar fundo nesse projeto foi perceber que muitos jovens não conhecem sua música. Eu quero contribuir para manter acesa a chama de seu repertório, de sua poesia”, declara a atriz, que vive a xará nos palcos.

Com texto de Marcia Zanelatto e direção de Isaac Bernat, o musical passeia pelas várias fases da carreira e vida da cantora, com um repertório composto por grandes compositores e letristas, como Paulo César Pinheiro (com quem Clara foi casada), João Nogueira, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque e Nelson Cavaquinho. O espetáculo, que estreou em 2013, já alcançou um público de mais de 45 mil espectadores em todo o Brasil. E, para aproveitar o sucesso, a montagem, primeira atração do projeto “Sesi no Palco”, irá passar, em abril e maio, pelas cidades de Contagem, Itaúna, Uberlândia, Uberaba, Ouro Preto, Mariana e Tiradentes.

Despojado
Apesar do formato musical, “Deixa Clarear, Musical Sobre Clara Nunes” se enquadra em outra categoria, segundo o diretor Isaac Bernart. “Diferente dos grandes musicais, nós pensamos em produzir uma peça mais despojada, até para termos facilidade e agilidade para viajar para qualquer lugar”.

Ele conta que são quatro músicos e a Clara em cena. “Nós não tivemos a preocupação em contar cronologicamente sua vida e o mais legal é que apesar de simples, temos recebido um retorno muito bacana, tanto de fãs quanto de crianças e pessoas que não conheceram a grande guerreira que foi Clara”, afirma o diretor.

Deixa Clarear, Musical sobre Clara Nunes
Teatro Sesiminas (r. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, 3241-7181). Dia 9 (quinta), às 20h. Gratuito. Livre.