Estilo

Universo plus size em pauta

Movimento BH + Estilo Plus acontece em agosto na capital mineira discute as tendências e questões em torno da moda GG

Por Lorena K. Martins
Publicado em 28 de julho de 2018 | 03:00
 
 
Bruna Finelli/divulgação

É fato: ainda falta uma boa estrada para que o segmento plus size alcance a mesma visibilidade e potência que outras searas do universo da moda. Por outro lado, é inegável que esse recorte esteja, aos poucos, atraindo mais e mais holofotes.

Um bom exemplo é o Movimento BH + Estilo Plus, que a capital mineira sedia no próximo final de semana (dias 4 e 5 de agosto). Com o objetivo de debater a inclusão no mercado fashion, o projeto vai reunir criadores de marcas plus size em atividades que acontecerão tanto no Museu da Moda quanto na Casa do Jornalista. 

A grade prevê, por exemplo, conversas sobre moda e autoestima. Mas não só. “A ideia é também discutir a moda como um fenômeno político e cultural”, aponta Valéria Said, pesquisadora de moda e uma das organizadoras do evento, ao lado de Sandra Costa – responsável também pela curadoria das marcas que vão expor. 

Para ela, as pessoas ainda têm em mente a imagem de que a moda plus size consiste apenas em “roupas grandes”. Por outro lado, Valéria ressalta que é preciso que a indústria se disponha a trabalhar as tendências fashion em todos os tamanhos. “Incluindo os acima do 44”, defende. 

Logo no primeiro dia do evento, o debate “Moda e Política de Diversidade”, mediado por Valéria, convida nomes como o da blogueira Carol Cyrne, uma das autoras do blog “Garotas Fora do Padrão”. O blog instiga todos a sentirem orgulho de seus corpos e a contar histórias com o intuito de inspirar outras mulheres a também se sentirem orgulho de si. “Elas querem convidar outras mulheres a quebrarem o padrão, a se impor e a imporem o seu estilo para um mercado que ainda não as reconhece”, explica Valéria.

Assim como Carol, o Movimento BH + Estilo Plus reconhece que a mudança de paradigmas está apenas começando – e que muitas questões ainda precisam ser discutidas. Em tempo: para divulgar o projeto, Valéria organizou, junto a uma equipe multidisciplinar, um editorial com modelos plus, mesclando referências vintage a produções contemporâneas.

E por último, mas não menos importante, o projeto quer endossar BH como “capital da moda” – selo lançado em abril e que visa ratificar a cidade como uma vitrine potente do setor. 

Programação Movimento BH + Estilo Plus

Sábado (04/08)

10h: Debate “Moda e Política de Diversidade” com Carolina Bresolini, Carol Cyrne, Lu Santos e Rafaela Coelho. Mediação: Valéria Said Onde Museu da Moda (r. da Bahia, 1.149, centro) Quanto Entrada gratuita *

12h: Desfile/Intervenção Cultural Urbana. As modelos vão desfilar nas dependências do Museu da Moda e seguirão pela r. da Bahia, em direção ao Museu Inimá de Paula.

11h às 18h: Exposição de marcas plus size + flash day tattoo (Louise Tattoo), roda de conversa, brechó com peças das blogueiras do “Gorda é a Mãe”, confeitaria e gastronomia regiona Onde Casa do Jornalista (av. Álvares Cabral, 400, Centro) Quanto Entrada gratuita *

Domingo (05/08)

11h às 18h: Exposição de marcas plus size + flash day tattoo (Louise Tattoo), roda de conversa, brechó com peças das blogueiras do“ Garotas Fora do Padrão”, confeitaria e gastronomia regional Onde Casa do Jornalista (av. Álvares Cabral, 400, Centro) Quanto Entrada gratuita *

* sujeita à lotação do espaço

Ficha técnica

Stylist: Isabela Itabayana

Fotografia: Bruna Finelli e Mariana Arnoni (assistente de fotografia)

Direção criativa: Valéria Said

Modelos: Carolina Bresolini, Gi Freitas, Lu Santos e Thais Lourenço

Beleza: Ângela Maria

Marcas: Ackon, Alice Surtô, Carlotta Plus Size, Della Greicy Plus Size, Nila, Turez Store e acessórios de acervo

Locações: Casa do Jornalista e Edifício Arcângelo Maletta