A integração dos diversos programas de reparação empenhados pela Vale inclui ainda o Ciclo Saúde. Em Minas, a iniciativa desenvolve atualmente um trabalho de capacitação de profissionais e equipagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos, fornecendo instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica.
“Temos um processo intenso de mentorias com várias oficinas para que os profissionais sejam capacitados e consigam implantar novos planos de ação em suas comunidades. Hoje, temos 37 planos desenhados, somente nessas três cidades”, explica Maykell Costa, gerente de Investimento Social da Reparação.
Ao fim de cada ciclo, a empresa promove encontros municipais e regionais para que haja uma troca de experiência entre os profissionais da saúde de cada cidade beneficiada pelo projeto.
Jovens promotores de saúde
Outra proposta do Ciclo Saúde é recrutar e capacitar jovens influentes nas comunidades como promotores de saúde. “Até então, estamos formando 66 jovens. A ideia é que eles promovam esse protagonismo nas questões da saúde onde eles vivem”, afirma Juliana Bahia, analista responsável pelo Ciclo Saúde na Reparação.
Por conta da pandemia da Covid-19, as oficinas foram remodeladas para modalidade remota. Os encontros foram retomados na última semana. O encerramento da atual etapa do Ciclo Saúde está previsto para abril de 2021. O projeto também oferece suporte técnico visando o aperfeiçoamento do trabalho dos gestores das secretarias municipais de saúde.
Segundo Bahia, em breve, o projeto deve ser expandido para Macacos, Itabirito e Barão de Cocais, além de outros 11 municípios da calha do rio Paraopeba. "Estamos no trâmite de contratação, de modo que o programa possa ser iniciado ainda em 2020”, informou a responsável pelo Ciclo Saúde na Reparação.