Opinião

FHC diz que Bolsonaro possui 'incontinência verbal'

Desde que Bolsonaro chegou à Presidência, FHC tem feito comentários negativos sobre o atual presidente

Qua, 31/07/19 - 17h43
Fernando Henrique contesta fala de Bolsonaro sobre ditadura

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou nesta quarta-feira (31) a "incontinência verbal" de Jair Bolsonaro (PSL) e somou-se à onda de repúdio contra o presidente pelas afirmações sobre o pai do presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz. Em uma rede social, o tucano escreveu que Bolsonaro "despreza os limites do bom senso por sua incontinência verbal".

"Contraria documentos oficiais sobre o pai do presidente da OAB e dá vazão a rompantes autoritários. Prejuízo para ele e para o Brasil: gostemos ou não foi eleito. O que diz repercute e afeta nossa credibilidade", afirmou FHC.

Um dia antes, no mesmo perfil, o ex-presidente fez um apelo por sensatez e razão, "diante da barbárie do presente", sem mencionar pontos específicos. Desde que Bolsonaro chegou à Presidência, FHC tem feito comentários negativos sobre o atual presidente. Em abril, disse que o governo era pior do que ele esperava e não tinha feito nada até aquela altura. Em janeiro, declarou-se de oposição ao atual ocupante do Planalto.

Mais cedo, nesta quarta, Bolsonaro disse que não quebrou o decoro ao dizer que poderia explicar ao presidente da OAB como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar (1964-1985). A declaração de dois dias atrás provocou uma série de repercussões de políticos e entidades. "Não tem quebra de decoro. Quem age desta maneira, perde o argumento", afirmou o presidente em Brasília.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, documentos oficiais desmontam a versão de Bolsonaro sobre Fernando Santa Cruz. O presidente disse que o servidor público foi morto por militantes de esquerda, mas a tese contraria toda a série de documentos produzidos pela própria ditadura sobre Fernando.

O ativista político desapareceu em fevereiro de 1974, após ter sido preso junto de um amigo chamado Eduardo Collier por agentes do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura militar, no Rio. 
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos emitiu no último dia 24 um atestado de óbito de Santa Cruz, no qual informa que ele morreu em 1974 de forma "violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985".

(17) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Assinante Premium
joao marcio pinto correa 8:42 PM Jul 31, 2019
CONCORDO COM O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. O COMPORTAMENTO DE BOLSONARO ME DEIXA PERPLEXO. NÃO SE GOVERNA UM PAÍS DESSA MANEIRA,. EU VOTEI NELE E TENHO O DIREITO DE COBRAR SOBRE SUA NEFASTA CONDUTA DIANTE DO COMANDO DO PAÍS, É PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL O QUE OCORRE, ENDOSSO O QUE O FERNANDO HENRIQUE ASSEVEROU, CRITICO O PRESIDENTE NOS TERMOS DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONTIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
4
Denunciar

Maria Silva 4:31 PM Aug 10, 2019
Votou no Bozo é? Que otário!
4
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 11:14 PM Jul 31, 2019
Aqui ou existe B. ou Lula...Será que não pensam em virar o disco?
4
Denunciar

Carlos Ed 10:42 PM Jul 31, 2019
Se governa o país como o Lulla? como a Dilma?
4
Denunciar

mariel eustaquio 7:57 AM Aug 27, 2019
O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NÃO TEM MEDO DE FALAR NAO POIS ELE NAO DEVE NADA IGUAL A ESSE FHC QUE TEM RABO PRESO COM A CORRUPÇÃO. ALIAS FICAR CALADO JÁ É A ESTRATÉGIA DOS CORRUPTOS NOS TRIBUNAIS.
0
Denunciar

mariel eustaquio 7:53 AM Aug 27, 2019
O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NÃO TEM MEDO DE FALAR NADA NAO E FALA O QUE PENSA POIS ELE NAO DEVE NADA IGUAL A ESSE FHC QUE TEM RABO PRESO COM A CORRUPÇAO. FICAR CALADO É A MUITO TEMPO A TATICA DOS CORRUPTOS NOS TRIBUNAIS.
0
Denunciar

Mineiro22 8:17 AM Aug 04, 2019
Prejuízo para o Brasil? Caro THC, vc ia ver se fosse a marmita de presidiário na presidência
0
Denunciar

Lais Castro 12:34 AM Aug 04, 2019
E vc, velho decrépito está com incontinência urinária e cerebral. Vai jogar dama na praça e pára de bostejar, aposentado mijão.
0
Denunciar

Marcio Diniz 5:02 PM Aug 02, 2019
Incontinência Verbal ou Intestinal ?
0
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 11:13 PM Jul 31, 2019
Podia usar outro órgão em vez da boca... Ele não tem medidas pras m...que diz! E se diz que não consegue ser diferente, nós também não aguentamos ouvir tta barbaridade...Afinal o ex-presidente, pode até ser um homem mais velho, nunca fui sua correligionária...Mas, está certíssimo!
1
Denunciar

Carlos Ed 10:41 PM Jul 31, 2019
Devemos dar mais valor ao que se faz do que ao que se fala. O pt tem discurso maravilhoso, já a prática....FHC, o grande intelectual teve seu governo envolvido em compra de votos, com gravação de conversas de seu grande amigo Sérgio Mota efetivando a compra. O que fez? Nada! Seu governo foi de uma mediocridade somente comparável ao daquela que sofre de dislexia. Sob o comando, sob o braço forte do Itamar, de quem foi ministro da fazenda, controlou a inflação. E foi só!
5
Denunciar

Zé Zambalde 8:08 PM Jul 31, 2019
Os "gênios, sábios, socialistas, comunistas, petistas, mimizentos, chorões" de plantão são sempre assim; esperam o Presidente falar, para ganharem mídia, sendo contra. Faz parte. Estáo sem holofote. Pena que o Presidente da República ainda fica dando mídia prá esse pessoal obsoleto.
11
Denunciar

Esteves 7:09 PM Jul 31, 2019
Crise na Extrema Direita!!!
3
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 7:51 AM Aug 01, 2019
Esteves, PSDB seria um partido de centro esquerda. Mas, FHC e Dona Ruth (esposa) sempre foram da esquerda. Tanto que todo esse programa de "Bolsas" começou no governo de FHC, tendo como eminência parda Dona Ruth Cardoso. Ela foi a grande dama. Tanto que após o falecimento dela parece que FHC virou cada vez mais um zero à esquerda. Hoje apresenta sintomas de senilidade. Tendo dito uma besteira atrás da outra.
3
Denunciar

Esteves 10:58 PM Jul 31, 2019
Pensava que PT era Esquerda e PSDB de Direita.
3
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 7:53 PM Jul 31, 2019
FHC nunca foi da direita. Sempre esteve ao lado do Lula, desde os tempos de sindicato. Ambos oportunistas, hipócritas, corruptos e enganadores. Tanto que ele militou contra os militares e fugiu do país.
3
Denunciar

Lucas 5:59 PM Jul 31, 2019
Pegou leve.
3
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Estrangeiros
Liberdade
Live
Adiada
De surpresa
Gratidão
Defesa
Despedida
Quebra de decoro
Liberado