Discurso

Lula diz que governo não favorece amigos e faz aceno à prefeita do PL

Presidente tentar colocar em prática o conselho de auxiliares para deixar a polarização de lado em ano de eleições

Por Manuel Marçal
Publicado em 10 de abril de 2024 | 13:54
 
 
Um dia antes de instalar a Comissão Nacional do G20, Lula discursou na reunião virtual de cúpula do bloco na quarta-feira (22), marcando assim a despedida da Índia à frente do G20 Foto: Ricardo Stuckert / PR 22.11.2023

Tentando colocar em prática o conselho de auxiliares para deixar a polarização de lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um aceno a uma prefeita do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante discurso em cerimônia do Minha Casa, Minha Vida, no Palácio do Planalto, o petista disse que a atual gestão não favorece “amigos”. E, ainda segundo ele, esse gesto “republicano” não tem repercutido bem na base. 

“Quero cumprimentar a companheira prefeita de Rancho Queimado, Santa Catarina. E aqui eu queria, querida prefeita, dizer para você uma coisa: é muito difícil a gente ser republicano. A gente arruma muito problema na própria base. Quando você resolve ser republicano e garantir que todos os prefeitos e governadores tenham o mesmo direito, que não há discriminação entre ninguém, você às vezes paga um preço para as pessoas que acham que você tem que cuidar só dos seus”, disse.

Aproveitando a referência a prefeita Cleci Veronezi, Lula aproveitou para alfinetar Bolsonaro, mas não o citou nominalmente. “O Brasil era assim. Os presidentes não gostavam de governar para quem não gostava do presidente, para quem fosse oposição. Mais recentemente, num passado muito curtinho, tá cheio de prefeito que não conseguiu um centavo do governo federal porque não pensava igual ao governo. Quero dizer isso porque a prefeita é do PL, de oposição ao governo, e queria dizer que na hora de fazer política pública, a gente não escolhe amigo”.

Lula critica Elon Musk

Durante o evento, o presidente  voltou a criticar Elon Musk. Sem citar nominalmente o bilionário, o petista disse que o empresário “se dá o luxo” de atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministros, sem ter produzido “um pé de capim” no Brasil. Desde o fim de semana, Musk tem feito críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ao presidente Lula. 

"Nós temos uma coisa muito séria neste país e no mundo, que é: se a gente quer viver em um regime democrático ou não. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia e o extremismo, que é o que está acontecendo, com o crescimento do extremismo de extrema-direita. Eles se dão ao luxo de permitir que um empresário americano, que não produziu um pé de capim neste país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro. Não é possível", afirmou.

Essa não é a primeira vez que Lula profere críticas indiretas ao dono da rede social X (antigo Twitter) e da empresa de foguetes SpaceX. Na terça-feira (9), o petista disse, mais uma vez sem citar o nome de Musk, que “tem bilionário tentando fazer foguete” para explorar outros planetas, mas que ele “vai ter que aprender a viver aqui”. 

As postagens de Elon Musk desde o fim de semana geraram forte repercussão no mundo político. Alexandre de Moraes incluiu o nome do empresário no inquérito das milícias digitais e ainda autorizou a abertura de outro inquérito para investigar Musk por obstrução de justiça.