NA PANDEMIA

Ministério da Saúde diz que restabeleceu dados quase um mês após ataque hacker

Pasta informa em comunicado que dados inseridos por estados e municípios nos sistemas 'estão retornando gradualmente'

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 10 de janeiro de 2022 | 15:36
 
 
Aplicativo Conecte SUS Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por meio de comunicado à imprensa, o Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (10), que foi restabelecida a integração dos sistemas locais com a rede nacional de dados. Esses sistemas ficaram fora do ar após um ataque hacker há exatamente um mês.

De acordo com a pasta, desde sexta-feira (7) "as informações inseridas pelos estados e municípios nos sistemas estão retornando gradualmente às plataformas nacionais". 

Em 10 de dezembro, foram derrubados, entre outros sistemas o ConecteSUS, que emite o certificado de vacinação, e o Open DataSUS, que armazena dados essenciais para o acompanhamento do avanço da pandemia pela população e autoridades.

Alguns sistemas ainda estão instáveis, o que prejudica a vigilância e orientação para proteger a população. Esse apagão nos dados também impede que pesquisadores, governadores e prefeitos emitam alertas, em meio à disseminação da variante Ômicron pelo país.   

O ministério nega que a falta dos dados prejudicou o acompanhamento da pandemia ou a tomada de decisões.

"A pasta esclarece que a instabilidade nos sistemas não interferiu na vigilância epidemiológica de síndromes agudas respiratórias, incluindo a Covid-19. A pasta continua realizando o monitoramento no Brasil para tomada de decisões frente ao atual cenário. 

Ainda de acordo com o ministério, esses sistemas, separadamente, foram restabelecidos no dia 23 de dezembro, mas a integração entre eles ocorreu somente no final da última semana.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes