Brasília

Hospital que testou Bolsonaro esconde nome de dois infectados pelo coronavírus

Unidade das Forças Armadas informou que 17 testes deram positivo no local, mas só divulgou os nomes de 15 pessoas; presidente se recusa a mostrar exame

Ter, 24/03/20 - 11h58
Jair Bolsonaro | Foto: EVARISTO SA / AFP

O Hospital das Forças Armadas (HFA), onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou ao menos dois testes para avaliar se estava com o novo coronavírus, omitiu o nome de duas pessoas que testaram positivo na unidade. A instituição disse que 17 pessoas tiveram a infecção detectada no local, mas só apresentou 15 nomes.

O presidente Jair Bolsonaro garante que seus testes deram negativo, mas se recusa a apresentar os resultado dos exames. Mais de 20 integrantes da comitiva que viajou com ele para os Estados Unidos tiveram resultado positivo para a Covid-19.

Após ordem judicial, o Hospital das Forças Armadas comunicou às autoridades sanitárias do Distrito Federal o número de infectados, que não bate com a lista apresentada, de acordo com o jornal "Folha de S.Paulo".

O governo do Distrito Federal afirma que há nomes do governo Bolsonaro na lista, mas que eles não serão divulgados. O do presidente não aparece entre os 15 revelados pelo hospital às autoridades distritais.

Posição do Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa informou que o Hospital das Forças Armadas (HFA) está registrando os casos positivos de Covid-19 nos sistemas preconizados pelo governo do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.

"As informações requeridas sobre pacientes positivos para Covid-19 já foram fornecidas à Autoridade Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, via Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), cumprindo, assim, a determinação judicial", explicou em nota.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.