Siga-nos nas redes sociais:

Igor Eto

Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais

Igor Eto

Aumento de 23% na presença dos bombeiros é mais segurança para os mineiros

Publicado em: Qua, 22/06/22 - 03h00

“Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança”. Este é o lema do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que tem sido cada vez mais difundido em território mineiro por meio dos nossos bravos guerreiros. 

Desde que foi instituído, o Corpo de Bombeiros apresenta-se em constante evolução para prevenir e atuar com resultado positivo no maior número de casos possíveis. Como exemplo, preciso mencionar aquele 25 de janeiro de 2019, quando, ainda no primeiro mês de mandato do nosso governador Romeu Zema, a barragem de Córrego do Feijão, operada pela Vale, em Brumadinho, rompeu-se e deixou 272 joias, como são chamadas as vítimas daquela tragédia.

Foi emocionante assistir ao trabalho dos bombeiros naquele momento desolador. Respeitosos, cumpriram a missão de salvar o máximo de pessoas possível. E, até hoje, a pedido do governador Romeu Zema, trabalham incansavelmente para encontrar as quatro joias que faltam. Essa dedicação, esse comprometimento com o ser humano, repetiu-se várias outras vezes dentro e fora do país, ajudando outros povos e cumprindo a missão de “salvar!”.

Desde o início desta gestão, trabalhamos para levar o protagonismo do Corpo de Bombeiros para mais localidades do Estado com a inauguração de postos avançados munidos de equipamentos modernos, viaturas e militares altamente capacitados. E o resultado dessa expansão traz benefícios para todos os mineiros: aumento da efetividade no atendimento e diminuição do tempo resposta das mais diferentes demandas. As novas instalações representam um crescimento de 23% de presença da corporação. Um avanço considerável, tendo em vista as dificuldades orçamentárias vigentes em Minas.

Tive a honra de participar da inauguração de alguns pelotões do Corpo de Bombeiros pelo nosso Estado e tenho visto na prática o resultado positivo da articulação entre os diferentes Poderes e agentes políticos, como prefeitos e Poder Legislativo. Quando todos se voltam para um mesmo objetivo, o de melhorar a vida do nosso povo, os efeitos são muito melhores. São eficazes e efetivos. Quando trabalhamos juntos, vemos como a boa política é capaz de mudar a nossa sociedade.

Localizadas em diferentes regiões, as unidades são implantadas em pontos de maior concentração populacional. Já foram inaugurados pelotões nos municípios de Arcos, Santa Luzia, Francisco Sá, Betim, Sacramento, Tupaciguara, Bocaiuva, Araçuaí, Lagoa Santa, João Pinheiro, Guanhães, Capelinha e Cataguases. Além disso, ainda estão previstas novas unidades em Andradas, Machado, São Gonçalo do Rio Abaixo, Três Marias e Brumadinho.

O nosso trem está de volta aos trilhos. Temos todas as condições de fazer, junto a prefeitos e deputados, com que o nosso Estado volte ao seu verdadeiro lugar dentro do Brasil. Lugar de vanguarda, desenvolvimento, geração de emprego e renda para a população. É isso que nos move e nos motiva.

Igor Eto é secretário de Estado de Governo de Minas Gerais

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.