O sonegador e o corrupto: palavras diferentes, consequências idênticas

Um país sem corrupção é, antes de tudo, um país sem sonegação

Qua, 10/04/19 - 03h00

Só neste ano, até o final do dia 3 de abril, estima-se que mais de R$ 154,4 bilhões tenham sido sonegados em impostos pelos “cidadãos” brasileiros. São espertalhões que acham que estão se dando bem nas costas de um Estado que “já cobra impostos demais”, justificando, portanto, essa prática como um ato de “justiça social”. Não é incomum ver nas redes sociais, vez ou outra, um ignorante escrever “no Brasil, sonegar é um dever!”, para depois sair reclamando da corrupção e de como nosso povo “não aguenta mais”.

Pois bem. Dizem os norte-americanos que na vida há duas coisas das quais não se consegue fugir: da morte e dos impostos. Pois digo aos gringos que, se conhecessem os brasileiros, logo estariam pesquisando uma fórmula para viver para sempre. Lá, o sonegador é visto como deveria ser: uma pessoa tão desonesta quanto um político corrupto.

A visão é correta, afinal, nossos governos funcionam como uma conta de bar: se era para dividir para seis e um não paga, a conta fica mais cara para os cinco que pagarão. Na “vida real”, um amigo espertalhão desses é banido da sua vida, mas, como estamos falando dessa terra lúdica, que os brasileiros chamam de “governo”, então está tudo bem! É só dizer que a pessoa está fazendo um “roubo preventivo”: tirando dinheiro dos cofres públicos para que nenhum político corrupto venha a roubar esse recurso depois.

Essa cultura de sonegação é tão arraigada que há os que pensam na sonegação como uma meritocracia: cada um sonega o que aguentar e, se no final você pagar mais imposto, foi porque não teve competência suficiente para saquear as contas públicas. Todavia, isso é uma coisa ambígua no Brasil: num país onde qualquer frase colocada vira motivo para execração pública, eu nunca testemunhei uma pessoa ser exposta publicamente por se assumir sonegador. Seja pela esquerda ou pela direita.

Já posso até ver os comentários na coluna buscando relativizar o tema. Dirão: “Mas o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo!” (e uma das maiores economias informais também); ou “empresário que não sonega não sobrevive!” (embora tenhamos um dos menores impostos sobre dividendos do planeta). A esses, um aviso: sonegar é crime. Incitar a sonegação também.

O pesquisador Gabriel Casnati, da área de Justiça Fiscal da Internacional de Serviços Públicos (ISP), apontou que a sonegação custa sete vezes mais ao país do que a corrupção; o rombo pode ter ultrapassado mais de R$ 500 bilhões em 2017 apenas. Isso foi uma vez e meia tudo o que Minas Gerais produziu naquele ano. Eis o tamanho do rombo.

A sonegação é algo que está no nosso alcance para acabar. Só basta querer. Mudar essa cultura é essencial para um país com melhor justiça tributária e, espantosamente, menores impostos. Quanto mais pessoas participarem da “vaquinha”, mais barato a conta fica para todos e mais simples os impostos podem se tornar.

Não há diferença entre o ladrão que rouba o dinheiro antes de ele ser colocado no carro-forte e o ladrão que rouba o mesmo dinheiro após ele estar dentro do banco. Só porque a cultura brasileira separou os dois atos com duas palavras diferentes – sonegação e corrupção – não quer dizer que ambos não sejam iguais.

Você não pode postar foto no Facebook pedindo o fim da corrupção se você sonega seus impostos, não importa a mentira que invente para si mesmo. Um país sem corrupção é, antes de tudo, um país sem sonegação. 

(15) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Ana Martine Brandão 5:01 PM Apr 17, 2019
Quem foi o ignorante que escreveu isso? Cadê os impostos arrecadados? Não sabe? Está na corrupção. Ruas, estradas, hospitais, escolas, etc etc etc padecem de manutenção, construção, revitalização.
1
Denunciar

Teobaldo 4:56 PM Apr 10, 2019
Certíssimo, Iran Barbosa, então, a partir de agora, coloque em prática!
0
Denunciar

Esteves 12:14 PM Apr 10, 2019
Alguns Beneficios considerados "Legal apesar de Imoral" nao ajudam o Brasil crescer tb.
0
Denunciar

Antônio Jair 10:51 AM Apr 10, 2019
“Acho o Brasil infecto. Não tem atmosfera mental, não tem Literatura, não tem Arte, tem apenas uns políticos muito vagabundos. Partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstrata de princípios, e elevação concreta de alguns cidadãos. A ignorância, a cobiça e a má fé também elegem seus representantes políticos.”Carlos Drummond de Andrade /// MUDOU ALGUMA COISA DESDE O TEMPO EM QUE VIVEU O NOSSO "POETA MAIOR"?
1
Denunciar

Antônio Jair 10:50 AM Apr 10, 2019
“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.” José Maria de Eça de Queirós, (Póvoa do Varzim, em Portugal, 25/11/1845 - Paris, na França, 16/08/1900=54 anos), é considerado o melhor escritor do Realismo´português. Autor de “Os Maias”, “O crime do Padre amaro” e outros grandes romances.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:50 AM Apr 10, 2019
“Em Política a caricatura é de boa guerra. É uma arma terrível, mas não desleal, porque, se exagera o falso, é para impedir que haja alguém que caia nele; a caricatura diz demais para que nós digamos apenas o suficiente.“ José Maria de Eça de Queirós, (Póvoa de Varzim, em Portugal, 25/11/1845 - Paris, na França, 16/08/1900=54 anos), é considerado o melhor escritor do Realismo português. Autor de “Os Maias”, “O crime do Padre Amaro” e outros grandes romances.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:49 AM Apr 10, 2019
Governantes q ñ sabem escutar, ou ñ querem ouvir seus povos, ñ são dignos de governá-los.Adolfo Pérez Esquivel, (Buenos Aires, 26/11/1931), arquiteto argentino, escultor/ativista d direitos humanos, Nobel d Paz/1980./“Quando todas as armas forem propriedade d Governo e d bandidos, estes decidirão d quem serão as outras propriedades.”Benjamin Franklin, ex-tipógrafo/jornalista/editor/escritor/filantropo/abolicionista/membro do Congresso Continental, cientista, diplomata, inventor norte-americano.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:45 AM Apr 10, 2019
O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida, etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como Socialismo. (citação de 1985, antes de Lula assumir a presidência, referida em "Paulo Francis: Brasil na cabeça"; página 83)
2
Denunciar

Antônio Jair 10:42 AM Apr 10, 2019
Nunca apoiei Governo algum. Acho que é um dever do jornalista adotar a moto dos anarquistas. Paulo Francis/“O Brasil é 1 asilo d lunáticos onde os pacientes assumiram o controle”.Paulo Francis=“Trinta anos esta noite: 1964, o que vi e vivi", pg. 104. CITAÇÃO Q SERVE CORRETAMENTE P/ TRÁGICOS DESGOVERNOS PETRALHAS D LULA (LEGAL/CONSTITUCIONALM/E PRESIDIÁRIO), E DILMA (DESQUALIFICADA RAINHA DA MANDIOCA/ÚNICA MULHER SAPIENS DA HISTÓRIA/DOBRADORA DE METAS INEXISTENTES/ARMAZENADORA DE VENTOS EÓLICOS).
2
Denunciar

Antônio Jair 10:36 AM Apr 10, 2019
“Eu sou tão negativo quanto o Boris Casoy. Eu sou crítico do Brasil, entende? Eu quero que o Brasil melhore. Eu acho que o Brasil é uma vergonha, não precisa repetir, precisa só levantar a placa: ‘É uma vergonha!’ É inacreditável, esse negócio do STF. Mas vamos e venhamos, dá vontade de dizer palavrão. Quer dizer, esta Câmara/Senado que só trabalha quarta-feira, porque todo mundo chega terça-feira ao meio dia em Brasília, e sai quinta-feira ao meio dia.” Paulo Francis, ex-jornalista brasileiro
1
Denunciar

Antônio Jair 10:35 AM Apr 10, 2019
“Bom, mas aí é a tal história, se a gente vai com a violência, pode ter uma consequência de nos vermos aí com um incitatus, um ditador, durante dez anos. Então, em princípio acredito que você deva melhorar, aperfeiçoar, ensinar o povo brasileiro a votar, e quais são seus verdadeiros interesses. É o meio político brasileiro. Só se pode tolerá-lo tapando as narinas. Esperar que o Governo se policie é o mesmo que colocar uma raposa para proteger um galinheiro.” Paulo Francis
1
Denunciar

Antônio Jair 10:34 AM Apr 10, 2019
“Político é mais ator do que os próprios atores.”Lucélia Santos, atriz da Rede Globo, em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, a atriz, que era filiada ao PT, falou isso e mais sobre a decepção com os rumos que o partido tomou (mensalão, PeTrolão, falcatruas e mais outras coisas...). /// "Política é a arte de impedir as pessoas de participarem de assuntos que são de seu interesse.” Ambroise-Paul-Toussaint-Jules Valéry (Paul Valéry), ex-filósofo, escritor e crítico literário francês.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:32 AM Apr 10, 2019
“O mundo é movido por interesses maiores, ligados a grupos q disputam supremacia política/econômica, grupos q se digladiam nos bastidores enqt/º enxergamos apenas o pano q esconde o fundo real.”Alexandre Henry, escritor/juiz federal/“Se você ñ quiser 1 homem politicamente infeliz, ñ lhe dê 2 lados d 1 questão a preocupá-lo, dê-lhe 1. Melhor ainda, dê-lhe nenhuma".M. Bradbury, em "Fahrenheit 451‎"-Pg 61/“Errar é humano. Culpar o outro é Política.”Hubert Horatio Humphrey, 38º vice-presidente d EUA
1
Denunciar

Antônio Jair 10:28 AM Apr 10, 2019
"Toda a escrita, querendo ou não, é Política. A escrita é a continuação da Política por outros meios." (Ph. Sollers) // “O PT é um partido interessante. Começou com presos políticos e está acabando com políticos presos.” Joelmir Beting, jornalista e sociólogo paulista. // "Em Política é preciso curar os males, e nunca vingá-los." Napoleão Bonaparte // "Em Política, as experiências significam revolução." Benjamim Disraeli // Fazer Política é namorar homem. Rubem Braga
1
Denunciar

mario 10:16 AM Apr 10, 2019
Políticos nos dando lição de moral e ética... estamos mal, mesmo. Certíssima, suas colocações. Porém, sabemos que a maioria, que não pertence a nenhuma categoria ou setor privilegiado, paga obrigatoriamente seus impostos. Mesmo pq, não têm como sonegar. E a receita é supereficiente em cobrar de quem não é algum "figurão". E políticos, como o Sr., deveriam exercer sua influência, pra fazer com que impostos sejam usados, principalmente, na melhoria e aumento dos serviços públicos. Além de lutar para que o pagamento seja mais igualitário entre todos os contribuintes. Reduzindo ao mínimo, subsídios e benefícios inexplicáveis.
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Há mais funcionários públicos que em qualquer setor produtivo
Será a primeira vez na história que o povo não será ouvido
Há que se dizer que ainda há muito espaço para melhorar
País tenta, de todas as formas, impedi-lo de produzir.