PBH

Kalil anuncia primeiro escalão com redução de 9 secretarias 

Elenco tem nomes técnicos com experiência nas gestões tucanas em Minas e no governo de Lacerda

Por lucas ragazzi
Publicado em 08 de dezembro de 2016 | 03:00
 
 
Escalação. Ex-dirigente do Atlético, Kalil disse que anunciou quadros técnicos, “como foi prometido” LINCON ZARBIETTI

O prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou ontem sua equipe de secretários com figuras conhecidas da política mineira. A administração de Kalil contará com 13 pastas, em vez das 22 existentes hoje, mas a alteração depende de aprovação da Câmara. Os titulares das nove regionais, que agora serão subpastas vinculadas à Secretaria de Governo, devem ser anunciados até o fim do ano.
“Todos os escolhidos foram minuciosamente estudados. Aqui teremos gente filiada ao PT, ao PSDB, à Rede, ao PSB e ao PPS. São escolhas técnicas, como foi prometido. Gente do ramo, que esperamos que trabalhe para ajudar quem precisa”, disse Kalil.

Entre os escolhidos, há nomes que já eram esperados, como o do presidente do Clube Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno (PPS), que ficará com a pasta de Desenvolvimento. Ex-dirigente do Atlético, o empresário Bebeto de Freitas vai comandar a pasta de Esporte e Lazer. Entre os quadros técnicos está o advogado especialista em direito ambiental Mário Werneck, que chefiará a Secretaria de Meio Ambiente.

A escolha de Daniel Nepomuceno para comandar a pasta de Desenvolvimento provocou reações negativas em redes sociais. Questionado se o dirigente esportivo conseguiria conciliar o trabalho no clube com o da prefeitura, Kalil foi enfático: “Tem que conseguir. Mas, se ele não trabalhar direito, ele vai embora. É simples assim. Ele é presidente do Atlético, mas sabe a responsabilidade que está assumindo”.

Grande parte dos escolhidos já havia trabalhado nas gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia (PSDB) no governo do Estado. É o caso do futuro titular da Fazenda, Fuad Noman, que comandou a pasta na gestão Aécio e ocupou a presidência e diretorias da Cemig no governo Anastasia.

Outros nomes serão “herdados” da administração de Marcio Lacerda, como o do atual secretário de Finanças, Pedro Meneguetti, que foi confirmado como subsecretário de Fazenda. Josué Valadão, que assumirá a pasta de Obras, é secretário de Governo de Lacerda.

Nas próximas semanas, deve ser anunciado quem vai comandar as outras instituições municipais, como as empresas públicas e autarquias.


Empresas

BHTrans será “totalmente remodelada”

De acordo com a estrutura anunciada ontem, Kalil fará uma reformulação completa nas empresas públicas da capital: Belotur, BHTrans, Prodabel e Urbel. Segundo o plano, elas serão “extintas no atual modelo”, mas continuarão existindo e serão “totalmente remodeladas”.

Em coletiva para anunciar o secretariado e as mudanças nas pastas, Kalil não adiantou o que será essa “remodelação”.

Já a PBH Ativos deixará de existir. Até agora, só foi definido o comando da Urbel: ficará com o ex-presidente da Cohab Claudius Vinícius Leite.

[infografico ID] 1.1409289 [/infografico ID]