Educação

Lacerda volta a prometer Umeis

Redação O Tempo

Por LARISSA ARANTES
Publicado em 17 de julho de 2012 | 22:31
 
 
BRENO PATARO/PBH

O prefeito Marcio Lacerda esteve ontem no bairro Jardim Felicidade, na região Norte de Belo Horizonte, para vistoriar as obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) que está sendo construída no local. A entrega de Umeis foi uma das principais promessas de campanha em 2008, mas a atual administração ainda está longe de alcançar a meta estabelecida de cem novas unidades. Menos de 30% do prometido foi concluído a pouco mais de cinco meses para o fim do gestão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, já existiam 40 Umeis quando Lacerda assumiu a prefeitura e, até o momento, 26 novas unidades foram entregues e uma está prevista para ser inaugurada no próximo mês. Outras 32 aguardam a assinatura do contrato de uma parceria público-privada (PPP) para saírem do papel.

O prefeito admite que nem todas serão finalizadas até o final deste ano. "Não conseguimos de fato construir, mas as cem que nós falamos em construir estarão sendo entregues em 2013 e no máximo no início de 2014, disse Lacerda. "Vamos chegar ao final do nosso mandato com quase cem Umeis prontas, em construção, contratadas ou em projetos", completou.

Ainda segundo o prefeito, existem atualmente 220 mil crianças na capital com menos de 6 anos e, pelo menos, 70 mil precisam de acesso gratuito ao ensino. "Chegaremos a uma capacidade de 75 mil vagas para a educação infantil. Acho que é o mínimo que a cidade precisa", afirmou. Além das unidades construídas pelo Executivo, a prefeitura tem convênio com 195 creches que também atendem às crianças sem cobrança. Atualmente, contando somente com as Umeis, cerca de 30 mil crianças são atendidas.

O investimento na escola infantil deverá constar também no programa de governo do socialista. O objetivo é ampliar para 90 mil o número de vagas.

Pleito. A vistoria de ontem do prefeito foi feita em clima de campanha. A legislação eleitoral proíbe que candidatos participem de inaugurações, mas não fala em limitações para esse tipo de ação.

Ao chegar no local, pelo menos, 30 moradores aguardavam Lacerda, que foi aplaudido ao sair do carro. O socialista abraçou, conversou e tirou fotos. Vereadores acompanharam o prefeito, com carros de som tocando os jingles da campanha.