'SEM IMPUNIDADE'

Zema elogia operação que prendeu suspeito de ameaças contra deputadas mineiras

Suspeito de fazer ameaças de morte e estupro a deputadas mineiras foi preso; vice-governador Mateus Simões e presidente da ALMG, Tadeu Leite, também se manifestaram

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 07 de maio de 2024 | 13:21
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) se pronunciou sobre a prisão preventiva do principal suspeito de liderar uma série de ameaças de morte e estupro contra deputadas mineiras. Zema elogiou o trabalho da Polícia Civil e do Ministério Público, que em conjunto com a Polícia Militar mineira e o Gaeco de Pernambuco conseguiram identificar e prender o suspeito, que residia em Olinda.

“Não há espaço para impunidade em Minas Gerais. Agradeço à Polícia Civil e à Polícia Militar que, com o Ministério Público, trabalharam incansavelmente para identificação do suspeito que, agora, irá responder pelas ameaças cometidas contra as deputadas estaduais. Em Minas, lidamos com seriedade com qualquer denúncia para protegermos os mineiros em todos os ambientes”, afirma o governador Romeu Zema.

O vice-governador Mateus Simões também comemorou o sucesso da operação do Ministério Público, e aproveitou para pedir respeito às mulheres. Simões ainda relembrou que, após as ameaças, o Estado precisou fornecer escolta policial às parlamentares mineiras, e lamentou a situação.

“Desde o momento que recebemos a denúncia das ameaças empenhamos todos os nossos esforços para garantir a segurança das nossas deputadas. Inicialmente, disponibilizamos a escolta para a proteção e, ao mesmo tempo, avançamos no trabalho de inteligência que culminou com a prisão hoje desse suspeito. Que sirva de exemplo para que todos entendam que não iremos tolerar ameaças contra mulheres no estado. O parlamento, assim como os mineiros, pode sempre contar com o Governo de Minas”.

Pelas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite (MDB), também comentou a prisão:

“Justiça sendo feita! Com a ação eficaz do Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, acaba de ser anunciada a prisão do principal suspeito de praticar ameaças contra deputadas. Vamos aguardar os desdobramentos e continuar trabalhando para conter a ação de criminosos em Minas Gerais!”.

Relembre caso 

No final de 2023, diversas políticas mineiras denunciaram uma série de ameaças de morte e estrupo corretivo na internet. Ao todo, foram pelo menos 8 parlamentares ameaçadas. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a deputada Lohanna França fez duas denúncias em menos de dois meses. Ela relatou que havia recebido as ameaças no seu e-mail institucional. As deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (PSOL) também fizeram denúncia contra ameaçadas recebidas. 

O principal suspeito de fazer as ameaças foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (7). O homem foi encontrado em Olinda, cidade do Pernambuco, e é acusado de ter criado e liderado fóruns da internet que compartilhavam conteúdos de incitação à violência, pedofilia e necrofilia, com imagens de estupros, assassinatos, mutilações e exploração sexual infantil. 

O suspeito será transferido para o sistema prisional de Minas Gerais para responder ao processo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!