Um novo caminho sempre é difícil. Quando, a partir da constatação de que era preciso mudar para avançar, nos apresentamos a um caminho diferente, sabíamos que encontraríamos dificuldades pela estrada. Mas não é qualquer adversidade que nos faz esmorecer.
O Partido Novo foi criado com uma proposta inovadora para o cenário político brasileiro: um partido liberal com governança partidária apartada dos cargos eleitorais, limitação de reeleições, limitação de uso de recursos públicos nos mandatos, renúncia aos Fundos Partidário e Eleitoral, apenas filiados ficha limpa e atuação institucional voluntária. Certamente estas posturas trazem desafios para o dia a dia da política eleitoral. Mas são princípios claros, coerentes e que fazem um contraponto necessário na história política do nosso País.
Ouvir preocupações e anseios do povo
Devido a um cenário polarizado, nos extremos do espectro político, a posição liberal do partido encontrou uma menor parcela do eleitorado aberta a esse projeto. O povo é soberano e nos informa, pelos resultados eleitorais, de suas preocupações e anseios. É importante ouvir com humildade e aprender.
Sem dúvida, o Partido Novo hoje se encontra mais maduro e experiente com o trato da máquina pública. Do governo de Minas à Prefeitura de Joinville, contando com os melhores parlamentares dos rankings de eficiência na Câmara dos Deputados e outras casas legislativas, o partido trouxe à arena pública grandes nomes de renovação, com destaque para a chapa de Minas Gerais, eleita em primeiro turno, do nosso governador Romeu Zema e vice-governador Professor Mateus Simões.
Modelo de Estado com gestão técnica
A reeleição tão expressiva do governador Zema mostra que os mineiros têm a clareza da melhoria da sua vida com o modelo de Estado preconizado pelo Novo, com gestão técnica, criteriosa, com processo seletivo para cargos estratégicos, valorização do cidadão e do empreendedor, com atração de investimentos, simplificação da burocracia e políticas públicas inovadoras de acordo com as melhores experiências nacionais e internacionais. Esse modelo continuará a vigorar no Estado pelo próximo mandato, e Minas tem tudo para continuar a se destacar no cenário nacional como um dos melhores estados para se trabalhar, empreender e viver com qualidade.
Nos Parlamentos estaduais e federais, enfrentamos um cenário mais complexo, com redução das cadeiras conquistadas. É uma oportunidade para filiados, mandatários e dirigentes repensarem a rota, aprofundarem a base de ação, buscando preparar o partido para as eleições municipais de 2024.
Preservar a essência
Não podemos abrir mão da nossa essência, dos nossos valores. Devemos apresentar ao país um plano estruturado, embasado, sereno e compromissado com o futuro de excelência que queremos para o Brasil nesta e nas próximas gerações. Parte desse compromisso é a tarefa de se posicionar de forma clara e convicta sobre os caminhos a serem tomados a cada encruzilhada. Seguimos firmes no propósito de melhorar a vida das pessoas de forma estrutural por meio da boa política.