Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Declarações

Após início de relação conturbada, Julvan fala de Zema para a Presidência

Publicado em: Qui, 05/11/20 - 17h23
O presidente da AMM, Julvan Lacerda, e o governador de Minas, Romeu Zema | Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

O início da gestão de Romeu Zema (Novo) foi marcada por tensão entre os prefeitos e a Associação Mineira de Municípios (AMM) por conta de passivos da administração de Fernando Pimentel (PT). Mas, como na política tudo depende do momento, agora o presidente da entidade e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (MDB), tem até discursado em palanques incentivando que Zema concorra à Presidência da República.

“O povo queria ficar perto do senhor porque o senhor virou popstar. O povo queria tirar foto com o senhor, abraçar. É uma oportunidade porque eu falei que nós estaríamos recebendo aqui o governador Zema, e que precisava vir aqui agora porque depois arrisca de ele ir para Brasília virar presidente e a gente não veria tão fácil mais”, declarou para a plateia. 

A fala foi dada, na última terça-feira (3), quando Zema participou juntamente com parte do primeiro escalão do secretariado da inauguração do escritório da Emater em Moema, na região Centro-Oeste de Minas. Por conta desse compromisso, ele deixou de participar de agendas com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em Brasília.

Nos bastidores do evento, inflamados por prefeitos, eles já decretam que Julvan Lacerda deve lançar sua candidatura ao Senado por Minas Gerais em 2022. Alguns mais animados com os afagos trocados entre os dois durante a cerimônia, querem até mesmo que ele seja vice do governador em uma eventual chapa de reeleição ao comando do Estado.

Presidência

O governador de Minas Gerais já negou que tenha intenção de concorrer à chefia do Palácio do Planalto. No último dia 26, em Brasília, ele disse após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que essa possibilidade é um boato. A ala do partido Novo contrária ao ex-presidente da sigla João Amoêdo, tenta desidratar o nome dele e colocar Zema como antagonista. 

“Nenhuma fonte oficial do partido falou isso. Isso não passa de boatos que surgiram de algumas pessoas que não têm nenhuma procuração do partido para falar. Mas, o meu relacionamento com o partido é o melhor possível, eu acato todas as determinações do partido”, disse o governador. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.