O deputado federal mineiro Tiago Mitraud (Novo) publicou nas redes sociais que foi enquadrado como um caso suspeito de coronavírus e, por isso, está isolado em casa. Por apresentar sintomas como tosse, coriza e tontura, ele realizou exame e espera agora pelo resultado que deve sair até quinta-feira (19).

O parlamentar já apresentava esses sintomas anteriomente por conta da realização de duas cirurgias no mês de fevereiro e disse à coluna Minas na Esplanada que não houve nenhum agravamento do quadro, continuando do "mesmo jeito que estava antes". Por isso, ele acredita que não está infectado e completou que está seguindo todo protocolo estipulado pelo Ministério da Saúde.

Mitraud esteve na última semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, e se mostrava abatido porque, segundo ele, estava se recuperando das cirurgias. Na última sexta (13), ele se reuniu com o governador Romeu Zema (Novo). Pelas redes sociais, o político também se manifestou. 

“Apesar de já ter conseguido voltar à Câmara na última semana, ainda apresento anemia e minha imunidade não está 100%. Este quadro levou os médicos a recomendarem o afastamento de minhas atividades, uma vez que o Congresso já é um ambiente onde houve circulação (e talvez ainda haja) de pessoas infectadas pelo novo vírus”, escreveu.

O único parlamentar diagnotiscado com coronavírus foi o senador Nelson Trad (PSD-MS), que fez parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos. Ele esteve juntamente com deputado federais e senadores, na última semana, durante sessão do Congresso Nacional. 

Em mais novo boletim, divulgado nesta segunda-feira (16), o Ministério da Saúde informou que registrou 234 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país. E, segundo a pasta, “a mudança de comportamento e rotina será imprescindível no enfrentamento” desse vírus. Dentre as ações está a de evitar aglomerações.

Veja o post do parlamentar

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta semana ficarei em isolamento domiciliar. ⠀ Como devem ter visto, na última sexta tivemos a confirmação do primeiro caso de coronavírus de alguém que esteve dentro do Congresso, o Senador Nelsinho Trad. Na quarta-feira, dia 11, estive por cerca de 3 horas no mesmo plenário que ele, embora não tenhamos tido contato direto. ⠀ Além disso, como informei por aqui anteriormente, passei recentemente por duas cirurgias. Ainda não me recuperei plenamente, especialmente da segunda, em que tive certa perda de sangue. Apesar de já ter conseguido voltar à Câmara na última semana, ainda apresento anemia e minha imunidade não está 100%. Este quadro levou os médicos a recomendarem o afastamento de minhas atividades, uma vez que o Congresso já é um ambiente onde houve circulação (e talvez ainda haja) de pessoas infectadas pelo novo vírus. ⠀ Ao me consultar com o médico ontem, também fui classificado como caso suspeito e realizei o teste, pois apresento alguns sintomas como tosse, coriza e tontura. Estes já eram sintomas que eu apresentava antes, devido à minha cirurgia, e não acredito que sejam devido ao COVID-19. Porém, o protocolo a ser seguido diz que quem apresenta os sintomas e esteve em contato com caso comprovado, deve realizar o teste e ficar em isolamento. ⠀ Pois bem, aqui estou, restrito à minha casa em BH. Trabalharei à distância ao menos esta semana, e atualizo vocês do resultado do teste assim que o tiver. Aproveitarei para contar quais são as atividades que um parlamentar consegue realizar quando trabalha à distância, do computador, como será o meu caso 🙂 ⠀ Uma boa semana a todos e não esqueçam de sempre lavar as mãos! ⠀ #prevenção #saúde #coronavirus #cuidado

Uma publicação compartilhada por Tiago Mitraud (@tiagomitraud) em 15 de Mar, 2020 às 3:56 PDT