Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Projeto

Eduardo Costa quer diminuir pena de presos que doarem órgãos

Publicado em: Qui, 09/07/20 - 16h10

Começou a tramitar na Câmara um projeto que possibilita a remição de pena a presos que se tornarem doadores voluntários de órgãos, partes do corpo humano, tecidos, sangue ou medula óssea. Quem propõe a mudança na Lei de Execução Penal é o deputado federal Eduardo Costa (PTB-PA).

Pela legislação atual, o detento que cumpre a condenação em regime fechado ou semiaberto pode abater parte do tempo de execução da pena se trabalhar ou estudar. A cada 12 horas de frequência escolar ou três dias de trabalho, é retirado um dia de prisão.

A proposta do político prevê a diminuição de cinco dias de pena a cada doação de sangue, 20 dias a cada doação de medula óssea, e quinto ou até metade da condenação por doação de órgão, parte do corpo humano ou tecidos para fins terapêuticos. 

Segundo o parlamentar, a medida vai trazer benefícios para os detentos que terão as penas reduzidas, mas também para a sociedade, principalmente para aqueles que precisam de um transplante para que possam ter uma “vida digna” e que “aguardam ansiosamente na fila por um órgão”.

“Ademais, não são raras as notícias de bancos de sangue com estoques reduzidos ou insuficientes, o que também poderá ser remediado pela medida que ora se propõe. Ressalte-se, por fim, que a medida proposta, obviamente, é de caráter voluntário do apenado, de forma que ninguém será obrigado a doar”, escreveu Eduardo Costa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.