A fala do presidente Jair Bolsonaro, no início deste mês, de que houve fraude nas eleições de 2018, não foram esquecidas por quem quer entregar o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Mas, como não poderia ser diferente, com a pandemia do novo coronavírus, não é possível saber quando isso vai ocorrer.

O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo e o advogado Felipe Autran, por exemplo, estão redigindo o documento sem saber quando vai ser possível apresentá-lo à Câmara dos Deputados, que durante essa crise funciona para atender questões pontuais e também está sem acesso ao público externo.

Além disso, a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que as pessoas continuem em isolamento social para minimizar a propagação da Covid-19. Azevedo, inclusive, está em processo de recuperação médica após contrair o novo coronavírus.

O vereador, que também é advogado, explicou que ele e Autran estão elaborando o pedido que tem como foco a questão que trata sobre fraude eleitoral. “Há várias outras razões desde o início do mandato. É importante mostrar essa, que a maioria das pessoas já esqueceu. E não poderia. Questionar nosso sistema eleitoral é gravíssimo”, pontuou.

Outros pedidos de impeachment contra o presidente que já foram apresentados na Câmara e também estão em "banho-maria" nesse momento.

Relembre

Nos Estados Unidos, no início do mês, Bolsonaro declarou que houve fraude nas eleições de 2018 e que, na verdade, ele teria sido eleito em primeiro turno. O presidente disse ter provas de suas declarações, mas ainda não as apresentou. Se ele não conseguir atestar o que diz, pela Constituição pode ser enquadrado em crime de responsabilidade.

"Minha campanha, eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas, no meu entender, teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar”, afirmou ele à época. Até agora, nada foi apresentado.