O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), contraiu o novo coronavírus. Segundo a assessoria de imprensa dele, após o primeiro exame ter dado negativo, o parlamentar refez o teste na noite da última terça-feira (17) e, nesta quarta-feira (18), teve resultado positivo para Covid-19.
Ainda de acordo com a nota, o presidente do Congresso Nacional está bem e segue todas as recomendações das autoridades de saúde.
“Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa da presidência do Senado.
Com o afastamento de Alcolumbre por conta da doença, quem assume a presidência do Senado é o mineiro Antonio Anastasia (PSD), que é o primeiro vice-presidente da Casa. Na terça-feira (17), inclusive, foi ele quem deu coletiva de imprensa falando sobre as medidas a serem adotadas pelo Legislativo durante a pandemia do novo coronavírus.
Pelas redes sociais, o mineiro desejou melhoras para o colega de Parlamento.
Caro amigo, presidente @davialcolumbre, sei que voltará em breve ainda mais forte e disposto para trabalhar firme por nosso País. O Brasil, que passa por um momento tão delicado, conta com sua atuação e liderança. Cuide-se bem e conte comigo para o que for necessário.
— Antonio Anastasia (@Anastasia) March 18, 2020
Agenda
Na última segunda-feira, Alcolumbre participou de agenda no Supremo Tribunal Federal (STF), com o presidente da Corte, Dias Toffoli; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Contraprova
O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), todos presentes na comitiva presidencial aos Estados Unidos, também tiveram teste positivo para o novo coronavírus após repetirem o exame, já que os primeiros foram feitos dentro da janela imunológica.
Na última terça-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro realizou novos exames para saber se contraiu a Covid-19 durante a viagem aos EUA, e o resultado foi negativo.