Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Legislativo

Senador Major Olimpio morre em São Paulo por complicações da Covid-19

Publicado em: Qui, 18/03/21 - 16h22

O senador Major Olimpio (PSL-SP), de 58 anos, teve morte cerebral, nesta quinta-feira (18), após ter contraído Covid-19. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais do político. Ele deixa esposa e dois filhos. 

“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil”, escreveu a família.

Ele contraiu a doença no início do mês, quando apresentou sintomas leves. No entanto, ele precisou ser intubado, pela primeira vez, no dia 6 de março no Hospital São Camilo, em São Paulo. Antes disso, ele chegou a participar de uma sessão de um leito hospitalar, mas o sinal da transmissão falhou e não concluiu o discurso.  

Major Olimpio iria completar 59 anos no próximo sábado (20). Ele é natural de Presidente Venceslau, cidade do interior de São Paulo, e antes de ser senador foi deputado federal (2015-2019) e deputado estadual por dois mandatos (2007-2015). Ele também serviu como policial militar por 29 anos. 

Nas eleições de 2018, o militar foi o senador mais votado com 9 milhões de votos para cumprir seu primeiro mandato na Casa. Os suplentes dele na Casa são o empresário Alexandre Luiz Giordano e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Luto no Senado

Por meio de nota, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), lamentou o falecimento do senador paulista. E, em respeito à memória dele, o Senado Federal decretou luto oficial de 24 horas: “As sinceras condolências do Parlamento Brasileiro à família, amigos e a todos os paulistas”.

Terceiro

Líder do PSL no Senado, Major Olimpio foi o terceiro senador a falecer por complicações do coronavírus. Arolde de Oliveira (PSD-RJ), morreu aos 83 anos em outubro do ano passado, e José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, no início de fevereiro deste ano.

Repercussão

Pacheco classificou a notícia do falecimento como devastadora. “Brincávamos nos corredores da Casa sobre a política do café-com-leite, momento da história do nosso país vivido em nossos Estados. Pensávamos diferente em diversas situações, mas gostávamos e respeitávamos um ao outro. No dia de hoje perdemos todos. Perdemos um companheiro de trabalho, perdemos um trabalhador, perdemos um amigo. Perdemos mais um brasileiro”, disse o presidente do Senado.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, também se manifestou  por meio de nota. Ele disse que o “Brasil perde um parlamentar combativo pelo respeito aos valores institucionais do Estado Democrático brasileiro”. “Solidarizo-me com o Congresso Nacional e com a família do senador. Envio ainda meu abraço aos familiares das mais de 285 mil vítimas da Covid-19 no Brasil”, afirmou.

Outro que se manifestou foi o presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE): “Essa morte precoce de nosso amigo, colega e fraterno  Major Olímpio, que sempre esteve ao lado de nossa causa política por um Brasil melhor, deixa todos nós sem chão. Só nos resta nos solidarizar com sua família e pedir a Deus que nos proteja em espírito e força para caminharmos sempre juntos em busca dos nossos ideais”.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

(51) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 9:07 AM Mar 19, 2021
Quem morre de Covid é caixão lacrado e saco preto. Não pode doar órgãos. Por que se cogita a doação de órgãos do Senador? Há versão mais provável que circula é que ele tenha falecido por AVC. Ele já estava recuperado da Covid, queria alta imediata. Foi negada, ele se irritou, a pressão subiu e não baixava. Foi levado de volta para a UTI e nem assim a pressão baixou. Até que veio o AVC e a morte. Mas, a politização infame vem debitando todas mortes à Covid.
3
Denunciar

Maria Silva 8:22 AM Mar 20, 2021
E daí! Eu não sou coveiro!
3
Denunciar

Assinante Premium
Ricardo Caldeira 9:03 PM Mar 18, 2021
"Uma gripezinha, é só tomar cloroquina"..... e os corpos se amontoam. O Diabo venceu, quem sofreu, quem morreu; nada volta atrás.
9
Denunciar

Dj 9:09 PM Mar 18, 2021
Todos que agiram assim, vão sentir o cheiro de enxofre
9
Denunciar

Assinante Premium
Ricardo Caldeira 9:03 PM Mar 18, 2021
"Chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando?", diz Bolsonaro.... e uma família chora pela morte de seu filho/pai/irmão. Morreu sem poder respirar.
6
Denunciar

Assinante Premium
Ricardo Caldeira 9:02 PM Mar 18, 2021
"Em todo local está morrendo gente", rebate Bolsonaro.
7
Denunciar

Assinante Premium
Ricardo Caldeira 6:17 PM Mar 18, 2021
"Em todo local está morrendo gente", rebate Bolsonaro.
11
Denunciar

Assinante Premium
renato 5:13 PM Mar 18, 2021
De vereador, passando por deputado estadual, deputado federal, senador, prefeito, governador e todos os ex, seria interessante que a mídia, em todas as suas espécies, apaixonadas pesquisas e dados estatísticos, fizessem um trabalho de apuração sobre o número de políticos que se transportaram deste mundo, sucumbidos por essa terrível pandemia.
33
Denunciar

smartfone38 5:43 PM Mar 18, 2021
Quanto mais político o diabo levar melhor será.
33
Denunciar

WANDERSON CANUTO 6:39 AM Mar 19, 2021
MENOS 1 THIAL CANALHA !!!!!!!!!!!!!
3
Denunciar

Wagninho 10:46 PM Mar 18, 2021
Tem vez quê a cloroquina falha...
1
Denunciar

joao augusto 8:02 PM Mar 18, 2021
Você pode até negar a existência da doença, mas o vírus nunca vai negar a sua e se, a ignorância e cegueira pudesse sussurrar no ouvido sobre o leito da UTI, diriam#Tchauquerido
6
Denunciar

Willer Freitas 7:56 PM Mar 18, 2021
OS NEGACIONISTAS AGORA VÃO ANDAR DE RODA COM A NOVA VARIANTE DO COVID. ACORDAM ENQUANTO É TEMPO!!!!!!
5
Denunciar

O Macaco 7:51 PM Mar 18, 2021
COVID NÃO DÁ MOLE. MATA MESMO.CUIDADO GALERA.
1
Denunciar

Pobre Plebeu 7:07 PM Mar 18, 2021
Lamento por ele. Lamento pelos mais de 280 mil irmãos e familiares brasileiros que passaram por perda semelhante. É urgente uma intervenção na saúde. Seja através do legislativo, judiciário ou ambos. Fazer um consórcio nacional com governadores e prefeitos. Cada um comprando vacinas, de forma individual. Após, agrupá-las e ir pontualmente, vacinando toda a população das piores cidades. E continuar a vacinar os grupos prioritários. Até vacinar toda a nação. Isso é para anteontem!!!
5
Denunciar

Dj 9:11 PM Mar 18, 2021
E o BozoCu, o miliciano genocida aue só faz merda, como interditá-lo e impedir que ele atue em favor do virus?
5
Denunciar

Willer Freitas 7:58 PM Mar 18, 2021
E NADA DE PARTICIPAR DE ATOS COM ALTA AGLOMERAÇÃO. FESTINHAS FAMILIAR TAMBÉM. OK?
5
Denunciar

Fernando Jose 6:17 PM Mar 18, 2021
Serei voz vencida mas ninguém se lembra que ele foi escorraçado pela milícia bolsonarista por não apoiar a proteção descarada contra apurações de crimes dos filhos zeros. Meus sentimentos a todas famílias atingidas por essa pandemia.
7
Denunciar

Fora Bolsonaro 10:41 PM Mar 18, 2021
Era.
7
Denunciar

Dj 9:13 PM Mar 18, 2021
Se foi oposição ou se não foi, tem que ver os motivos e a conduta dele. A questão mais importante neste momento é saber se era negacionista ou não. Era ou não era?
7
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 5:52 PM Mar 18, 2021
Ele se foi e o assessor tb está mal... Contrairam numa romaria de prefeitos... Qdo se vê um presidente dizer que quem tem coragem vai pras ruas...É triste demais isso!
12
Denunciar

smartfone38 5:37 PM Mar 18, 2021
Oi, mas ele não não seguia a turma da gripezinha? Todo político é servo do maligno. Já vai tarde. Espero que a vaga fique para quem realmente merece. Ele não tomou os remédios indicados por Bolsonaro? A hora do Bolsonaro vai chegar quando o corona pegar alguém que ele ama. Aguardem pois o mal por si se destrói.
31
Denunciar

Genivaldo 6:51 PM Mar 18, 2021
Ele era opositor do Bolsonaro .
31
Denunciar

Covard-17 5:20 PM Mar 18, 2021
Não tem como tapar os olhos para como esse senador trabalhou a favor do vírus e contra a vida. Ele tem culpa, mas infelizmente não consigo terceirizar essa culpa para as pessoas próximas a ele, parentes em geral. Não é tripudiar, mas ele colheu o que plantou, simples assim!
17
Denunciar

Zorak da Silva 5:07 PM Mar 18, 2021
Quem morre de covid não pode doar os órgãos.
10
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 5:54 PM Mar 18, 2021
Tem algum cientista aqui? Pulmão, realmente não...Mas, quem disse que não?
10
Denunciar

Pode isso? 5:47 PM Mar 18, 2021
Zorak, muito bem observado. A doação de órgãos é proibida nos casos de covid confirmados. Não tenho certeza se a doação das córneas entra nesta proibição, encontrei materiais contraditórios sobre o tema.
10
Denunciar

Fora Bolsonaro 5:13 PM Mar 18, 2021
mas se for pra outro bolsominion pode e deve.
10
Denunciar

Sr. Mike Bravo 5:01 PM Mar 18, 2021
A bancada da bala perde um grande ícone da política brasileira. Uma figura que sempre lutou em prol dos operadores de segurança pública. Descanse em paz Major ! Sua missão na terra foi concluída com louvor !!! Tenho certeza absoluta que o Senhor Todo Poderoso irá lhe acolher. Minha continência e respeito !!!
59
Denunciar

Dj 9:15 PM Mar 18, 2021
Só de ser da bancada da bala, é sinal que será bem recebido pelo chifrudo...
59
Denunciar

smartfone38 5:41 PM Mar 18, 2021
Quanto mais político o corona levar melhor será. Que o diabo os carregue bem para as profundezas. E quem tiver pena que vá junto.
59
Denunciar

Fora Bolsonaro 5:14 PM Mar 18, 2021
ícone da política brasileira....meu deus, até onde vai a igonorância dessa gente...
59
Denunciar

CARLOS 5:01 PM Mar 18, 2021
Uai mas ele não utilizou a tratamento precoce não? Não tomou cloroquina do ídolo dele não? Então meus sentimentos.
25
Denunciar

Fora Bolsonaro 5:01 PM Mar 18, 2021
Não dava pro demo pedir que fosse enviado no mesmo pacote a Bia Kicis e a Carla Zambelli?
37
Denunciar

Dj 9:18 PM Mar 18, 2021
Negacionista não deveria ir para a UTI. Deveria só receber tapa na cara e tubos de ozônio no meio do toba.
37
Denunciar

Dj 9:17 PM Mar 18, 2021
Negacionista não deveria ser aceito em UTI. Deveria só receber ozônio no meio do toba
37
Denunciar

Chaplim Mineiro 5:56 PM Mar 18, 2021
A familicia quase toda já teve covid, Alias logo após o Bananinha retornar da visita com a filha do Trump, o Miliciano pai, censurou seu cartão de vacina por 100anos! Assim nunca confirmaremos o que já suspeitamos, já se vacinou
37
Denunciar

smartfone38 5:26 PM Mar 18, 2021
Espero que a lei do retorno pegue alguém da família desse presidente maldito para ver se ele aprende e deixa de ser arrogante e semeador do ódio e da discórdia. Não entendo por que o tratamento do Bozo não salvou esse negacionista que já morre tarde. Que morram mais políticos pois essa raça toda tem parte como o malígno.
37
Denunciar

smartfone38 5:21 PM Mar 18, 2021
Na hora que o vírus pegar alguém da família do Bozo, pode ser que ele acredite quem é o verdadeiro inimigo de todos. Realmente, uma hora dessas a lei do retorno deve pegar esse presidente maldito.
37
Denunciar

Camila Lindoia 5:07 PM Mar 18, 2021
Fora Bolsonaro é o típico esquerdista, tem 40 anos, mora com a mãe, 3 gatos que chama de filho e principalmente: NÃO TRABALHA! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
37
Denunciar

Sr. Mike Bravo 5:03 PM Mar 18, 2021
Cuidado meu caro! A lei do retorno é implacável ! Desejar mal para o próximo é incompreensível! Sujeitinho asqueroso !
37
Denunciar

Fora Bolsonaro 5:00 PM Mar 18, 2021
Que o leito desocupado não sirva a outro negacionista.
33
Denunciar

Sr. Mike Bravo 5:04 PM Mar 18, 2021
Vai servir pra senhora PQP !
33
Denunciar

af ires 4:44 PM Mar 18, 2021
Meus sentimentos a família e amigos mas não devemos esquecer que ele procurou pelo vírus com as próprias mãos.
22
Denunciar

Dj 9:19 PM Mar 18, 2021
Na falat de leitos e UTI, os ngeacionistas, bandidos ou ignorantes, deveriam ser tratados apenas com ozônio no meio do rabo.
22
Denunciar

Willer Freitas 8:01 PM Mar 18, 2021
FATO...........
22
Denunciar

Alexandre Luiz 4:44 PM Mar 18, 2021
Abriu mais uma vaga de UTI. Fica levando na brincadeira as coisas.
15
Denunciar

Pode isso? 4:38 PM Mar 18, 2021
Mais uma prova de que COVID não escolhe ideologia política. E enquanto isso, muitos brigando pra defender que o virus é 'comunista' ou que fechar cidades é 'nazismo'. Acordem, o inimigo é um só e é implacável.
9
Denunciar

Dj 9:20 PM Mar 18, 2021
Os imbecis não sabem o que é nazismo e, muito menos, comunismo
9
Denunciar

Lucas 4:38 PM Mar 18, 2021
É bom lembrar que ele participou de ato com aglomeração contra lockdown.
17
Denunciar

Willer Freitas 7:54 PM Mar 18, 2021
AO LADO DO NOJENTO DA HAVAN . SEI LÁ O NOME DESSA M..DA
17
Denunciar

LEIA MAIS
Legislativo
Eleições 2022
Pé no freio
Insatisfação
Eleições
Combate ao coronavírus
Ex-presidente
Pandemia
"Fechar não é gerir"
Ele voltou?